terça-feira, 30 de setembro de 2014

Menos casos de dengue na cidade


Dados do Setor de Epidemiologia da Secretaria Municipal de Saúde de Montes Claros mostram que os casos de dengue estão recuando na cidade. Entre os meses de janeiro e agosto deste ano, foram notificados 231 casos da doença. Em comparação com o mesmo período dos últimos anos, este número mostra uma redução de 73% das notificações em relação a 2011, 70% em relação a 2012 e impressionantes 97% se comparado com o ano passado.

De acordo com Danilo Narciso, secretário municipal de Atenção Primária à Saúde, a queda brusca no número de casos deve-se a diversas ações promovidas pela Prefeitura, como remoção de entulhos, limpeza de córregos e trabalhos de conscientização. Estas ações são realizadas de forma concentrada nos chamados “Dias D”, quando regiões com grandes índices de infestação pelo mosquito da dengue recebem limpeza pesada e panfletagem. Mas se não fosse a atuação do povo de Montes Claros, o trabalho da administração teria sido em vão. “Agradecemos a população por ter atendido nossos apelos, reagido e ajudado a controlar a dengue na cidade”, destaca Danilo.

Para Edvaldo Freitas, coordenador do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ), influenciou para a queda no número de casos os investimentos da Prefeitura, como a contratação de 40 novos agentes de controle de endemias. Mas ele alerta que a redução dos números não deve servir de desculpa para diminuir os esforços no combate ao mosquito. Afinal, o último LIRAa (Levantamento Rápido do Índice de Infestação do Aedes aegypti) realizado em Montes Claros, no mês de março, mostrou um índice de infestação de 3,4%, caracterizando situação de médio risco para a transmissão da doença. Além disso, o Aedes aegypti agora representa uma ameaça maior, já que ele também transmite a “chicungunha”, doença que chegou recentemente ao país e já teve cinco casos confirmados na cidade de Feira de Santana/BA. “A preocupação é com a época das chuvas, que deve começar no início de outubro”, disse.

Casos notificados de dengue em Montes Claros (janeiro a agosto):

2011 – 774
2012 – 709
2013 – 5.416
2014 - 213

segunda-feira, 29 de setembro de 2014

Universidades oferecerão a educadores curso sobre pobreza

Com 5.450 vagas, 15 universidades federais, das cinco regiões do país, estão com inscrições abertas para o curso de especialização em educação, pobreza e desigualdade social, modalidade a distância. A formação tem 360 horas, duração de 18 meses e será ministrada em polos das instituições.

A especialização, a primeira com essa abordagem, é dirigida aos profissionais da educação básica pública que trabalham para atender estudantes do programa Bolsa Família – coordenadores estaduais e municipais, diretores, agentes educacionais e professores de escolas que já informam a frequência dos alunos no Sistema Presença, além de coordenadores estaduais de saúde e da assistência social, vinculados ao programa.

Para concorrer à vaga, o candidato deve cumprir uma série de requisitos, entre os quais ter graduação, pertencer a um sistema público de educação ou da saúde há pelo menos um ano, estar envolvido com políticas sociais.

Neste ano, conforme dados da Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização, Diversidade e Inclusão (Secadi), 17,5 milhões de crianças, adolescentes e jovens de seis a 17 anos são atendidos pelo Bolsa Família, com a frequência escolar acompanhada pelas redes públicas e informada, a cada dois meses, aos ministérios da Educação e do Desenvolvimento Social.

Para oferecer a especialização, as 15 universidades federais vão receber R$ 11,4 milhões do MEC. Os recursos serão transferidos pelo Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE). A coordenação do programa é da Secadi.

De acordo com a coordenadora geral de acompanhamento da frequência escolar de estudantes do Bolsa Família, Simone Medeiros, a especialização criada pelo MEC contempla formação continuada (especialização e extensão), pesquisa acadêmica – sobre as relações entre educação, pobreza e desigualdade social e a publicação de pesquisas e dos trabalhos de conclusão de curso produzidos durante a formação.

Curso
A especialização em educação, pobreza e desigualdade social está organizada em cinco módulos, que contemplam atividades de reflexão e prática, estudo e pesquisa, reflexão e ação. Das 360 horas da formação, 90% são a distância e 10% presenciais. Cada módulo será dedicado a um tema: pobreza, desigualdade e educação; pobreza e cidadania; pobreza, direitos humanos, justiça e educação; escola: espaços e tempos de reprodução e resistências da pobreza; pobreza e currículo: uma complexa articulação.

A abordagem dos conteúdos terá 12 meses de duração e a produção do trabalho final do curso, seis meses.

Universidades
Das 15 instituições de ensino superior que abrem cursos de especialização este ano, 12 oferecem 400 vagas: universidades federais do Rio Grande do Norte (UFRN), da Bahia (UFBA), do Pará (UFPA), do Maranhão (UFMA), do Ceará (UFC), do Amazonas (UFAM), do Espírito Santo (UFES), de Mato Grosso do Sul (UFMS), de Santa Catarina (UFSC), do Piauí (UFPI), de Tocantins (UFTO) e de Pernambuco (UFPE); as federais de Minas Gerais (UFMG) e de Roraima (UFRR) abrem 200 vagas; e a do Paraná (UFPR), 250 vagas. No conjunto, são 5.450 vagas.

A Secadi recomenda aos interessados pelo curso que acessem o portal da universidade mais próxima para verificar o período de inscrições. A Universidade Federal de Santa Catarina, por exemplo, recebe inscrições até 3 de outubro.,

domingo, 28 de setembro de 2014

1º Fórum Internacional de Cooperação Técnica



Será realizado em Montes Claros, no dia 09 de outubro, no auditório da Amams, o 1º Fórum de Cooperação Técnica para destinação e tratamento de resíduos sólidos dos municípios do Norte de Minas. O evento está sendo organizado pela Prefeitura de Rivas-Vaciamadrid (Espanha), pela Empresa Municipal de Serviços Públicos Rivas Madrid, pela Prefeitura de Montes Claros e pelo Consórcio Intermunicipal para o Desenvolvimento Ambiental Sustentável do Norte de Minas (CODANORTE).

O encontro reunirá gestores da Espanha e do Norte de Minas a fim de discutir problemáticas e soluções para a correta destinação e para o tratamento de resíduos sólidos, já que o prazo para que os municípios se adequem à Política Nacional dos Resíduos Sólidos terminou no dia 02 de agosto de 2014.

Em reunião realizada na Prefeitura de Montes Claros nesta quarta-feira, 24, o presidente do Conselho Administrativo da Zennitau Investimentos, Rodrigo José Silva, esclareceu que a ideia de uma cooperação entre a cidade de Rivas-Vaciamadrid e os municípios norte-mineiros está fundamentada na experiência do município espanhol que teve um rápido desenvolvimento populacional de forma planejada e sustentável. “Rivas-Vaciamadrid foi o berço da guerra civil espanhola e foi totalmente destruída. Ela foi reconstruída de forma planejada e sustentável. Hoje, a cidade já superou o controle de emissão de gases, apresenta resultados eficientes em tratamento de água, saneamento, tratamento e destinação de resíduos”, explicou o empresário, que é brasileiro e possui cidadania espanhola. Por isso, o município de Rivas-Vaciamadrid foi convidado a fazer parte da cooperação que se efetivará mediante adesão dos municípios quem compõem o Codanorte.

Segundo o secretário de Desenvolvimento Econômico de Montes Claros, Reinaldo Landulfo, que participou da reunião, a cooperação tem como objetivo possibilitar às prefeituras do Norte de Minas, “entre outras demandas, estudos, projetos e capacitação técnica”.

sábado, 27 de setembro de 2014

Amante Latino


Neste sábado, 27, o Cinema Comentado Cineclube apresenta “Amante Latino” (1979), dirigido por Pedro Carlos Rovai. O filme conta as aventuras do cantor Sidney Magal para salvar o colégio onde estudou na infância. O local é hipotecado para um empresário que pretende destruir a maior área verde existente no Rio de Janeiro transformando-a num imenso complexo da indústria de plásticos. Na mesma região, existe um grupo de ciganos que lá residem há muito tempo. Magal é descendente desses ciganos e fará tudo para garantir-lhes a sobrevivência.

Comédia musical, que incorpora elementos da chanchada, Amante Latino é uma diversão ingênua e popularesca; um produto da indústria cultural brasileira que conquistou a plateia com a presença de uma dos grandes ídolos das décadas de 1970-80. Os números musicais, as cenas de aventura e os encontros (e desencontros) românticos construir uma narrativa determinada a conquistar o chamado “grande público” do cinema.

Os ciganos se unem à velha professora de Magal e organizam um grande show com o cantor. Em contrapartida, os vilões se unem para afastar o herói e impedir o grande evento. A ajuda da cigana Sandra e de Maquininha (inseparável companheiro de aventuras do mocinho) é fundamental para garantir a vitória dos bons e o “happy end” da história. O filme marca a estreia cinematográfica de Sidney Magal – um sucesso nacional e figura constante na TV da época. Na trilha sonora, as canções “Amante Latino” e “Sandra Rosa Madalena” são destaques. Classificação etária: Livre.

O lançamento de Amante Latino é parte das comemorações dos 13 anos do projeto Curta Circuito, que trabalha pela preservação e divulgação do Cinema Brasileiro em todos os gêneros e formatos (curta, média ou longa-metragem).

As sessões do Cinema Comentado Cineclube acontecem aos sábados, a partir das 19h, na sala Geraldo Freire, no prédio da Prefeitura. A entrada é grátis e todos os interessados podem comparecer e participar das exibições. Depois da sessão, acontece um bate-papo com a plateia sobre os filmes apresentados. Novidades e mais informações do cineclube estão disponíveis no Facebook: https://www.facebook.com/cinemacomentadomontesclaros

Próximas Atrações

04/10 – “Feios, Sujos e Malvados” (Itália, 1976), dir: Ettore Scola.
11/10 – “A Cor do Paraíso” (Irã, 1999), dir: Majid Majidi.
18/10 – Programação Curta Circuito.
25/10 – “Miss Violence” (Grécia, 2013), dir: Alexandro Avranas - Lançamento especial do mês de outubro.

sexta-feira, 26 de setembro de 2014

Líder do Estado Islâmico ordena que se pratique mutilação genital em mulheres


O líder do grupo jihadista Estado Islâmico (EI), Abu Bakr al-Baghdadi, ordenou a prática da mutilação genital nas mulheres do califado muçulmano proclamado por sua organização, segundo um comunicado de seu organismo legal na província síria de Aleppo. Além disso, o EI condena o uso de roupas femininas que considerem contrárias à sharia e à lei islâmica.

Na nota, publicada na internet, a Comissão da Legitimidade em Aleppo explica que a ordem "é de cumprimento obrigatório em todas as cidades e regiões", sob controle dos extremistas.

O EI justifica a medida por seu empenho em "cuidar" da sociedade muçulmana e evitar "a expansão da libertinagem e da imoralidade" entre as mulheres.
Para isso, exige que se pratique a mutilação genital das mulheres como - diz - "se fazia antigamente na cidade sagrada saudita de Medina".

O texto deu como exemplo um "hadiz" (dito) do profeta Maomé que narra um encontro que teve um dia com uma mulher que se queixou de que sofreu a ablação e ele lhe respondeu que era bom para ela.

O comunicado do EI, cuja autenticidade não pôde ser comprovada, data de 11 de julho e informa que é da Comissão Legal do Estado Islâmico do Iraque e o Levante, como a organização se chamava antes.

O grupo reduziu seu nome no final de junho quando proclamou um "califado" no Iraque e na Síria, após ter conseguido avançar tanto em território sírio como em iraquiano.

quinta-feira, 25 de setembro de 2014

Autismo em debate


A Secretaria Municipal de Educação, em parceria com a Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes), está promovendo a Semana Municipal da Pessoa com Deficiência, entre os dias 22 e 26 de setembro. O evento tem o intuito de proporcionar um diálogo nos diversos contextos da educação inclusiva enfatizando a importância da construção de parcerias para aprimorar a qualidade de ensino-aprendizagem.

A programação do evento que é direcionado aos educadores, pais e à sociedade de modo geral, tem início, nesta quinta-feira, às 8 horas, com a realização de um minicurso com o tema “Utilização das Tecnologias no Contexto da Educação”, na sala 46 do prédio 2 da Unimontes e que é voltado aos professores do Atendimento Educacional Especializado (AEE).

Às 14 horas, no auditório do prédio 1, será ministrado o curso “Conhecendo as 8 Idades da Personalidade” que é direcionado a um público formado por supervisores, pais e professores do AEE. Às 19 horas, no auditório do prédio 1, por sua vez, acontecerá a mesa redonda “Autismo: Prática Educacional na Escola e na Família” para pais, professores, supervisores e auxiliares de docência. A programação completa da Semana da Pessoa com Deficiência pode ser consultada pelo site www.educamoc.com.br. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone 3229-8374.

quarta-feira, 24 de setembro de 2014

Correios ainda em greve

Do jornal- O Norte




Empregados dos Correios no Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul e Tocantins, que haviam aderido à paralisação parcial na última semana, já voltaram ao trabalho. A paralisação ainda ocorre em quatro estados: Mato Grosso, Roraima, Sergipe, e Minas Gerais (apenas região da Grande Belo Horizonte).

Segundo a empresa, números apurados por meio de sistema eletrônico de presença mostram que 434 empregados estão parados, o que mostra que 99,65% do efetivo dos Correios estão trabalhando. O número é contestado pela Federação Nacional dos Trabalhadores em Empresas de Correios, Telégrafos e Similares (Fentect), que estima que cerca de 60% da área operacional desses estados estejam paralisados.

Na próxima quinta-feira (25), a empresa e trabalhadores devem participar de uma mediação no Tribunal Superior do Trabalho (TST). O diretor da Fentect, James Magalhães, reconhece que houve avanços nas cláusulas sociais, mas diz que muitos empregados ainda estão insatisfeitos com as cláusulas financeiras. “Esperamos que a empresa melhore no TST a questão financeira para poder, quem sabe, fechar um acordo, caso contrário, há uma grande possibilidade de outros sindicatos entrarem em greve”, disse.

A empresa garante que os Correios estão operando com normalidade em todo o Brasil. Nos locais onde o movimento continua, a paralisação está concentrada na área de distribuição. “Nessas localidades, os Correios estão aplicando o Plano de Continuidade de Negócios, que inclui ações como deslocamento de empregados entre as unidades e realização de horas extras”, informou a estatal.

A proposta oferecida aos trabalhadores prevê reajuste de R$ 200, em forma de gratificação, a ser incorporada gradualmente nos salários de quem recebe de R$ 1.084 a R$ 3.077,00. Para quem recebe acima de R$ 3.077,00, haverá gratificação de 6,5% na referência salarial. A proposta inclui ainda reajuste do vale-cesta e três unidades extras de vale-alimentação/refeição por mês.

terça-feira, 23 de setembro de 2014

CVT abre inscrições para cursos gratuitos de costureiro e artesão


A partir desta terça-feira, 23, o Centro Vocacional Tecnológico (CVT) de Montes Claros está recebendo inscrições dos interessados em se qualificar para o mercado de trabalho de forma gratuita através dos cursos de Costureiro, que oferece 36 vagas, e Artesanato (20).

O curso de Costureiro capacita o aluno a confeccionar peças de roupas femininas básicas através de moldes construídos sob medida. As aulas serão ministradas no período da manhã, entre 8 e 12 horas, de segunda à quinta-feira. Somente maiores de 16 anos podem se inscrever. Também é necessário que o candidato tenha cursado o ensino fundamental II, mesmo que incompleto.

O curso prático de Artesanato, por sua vez, desenvolve técnicas e habilidades em trabalhos manuais em diversos tipos de materiais e formatos a fim de estimular a criação de peças artesanais. Como pré-requisito existe apenas a idade mínima de 15 anos. As aulas acontecem às quintas-feiras, entre 14 e 17 horas.

Para realizar sua inscrição o interessado deve comparecer, pessoalmente, entre 8 e 16 horas, à sede do CVT (Rua Betel, nº 38, bairro Vila Exposição, próximo ao CAIC Renascença). O candidato deve levar originais e cópias da carteira de identidade, certidão de nascimento ou casamento, CPF, comprovante de escolaridade e residência. Mais informações pelo telefone (38) 3229-3381.

sexta-feira, 19 de setembro de 2014

Fiscalização de esgoto clandestino começa hoje


Uma comissão composta por vários vereadores começa a percorrer hoje diversos bairros da cidade, juntamente com representantes da Copasa e do Município, para apurar problemas no serviço da empresa de saneamento.

O principal objetivo é mostrar os principais lugares apontados pela população onde os serviços de abastecimento e falta de saneamento estão presentes. Durante todas as sextas-feiras, a equipe vai percorrer os locais apresentando as falhas e solicitando um prazo para que o problema seja resolvido.

A equipe começa a percorrer hoje os bairros Carmelo e Vila Anália. Nestes locais, o principal problema apontado é a falta de tratamento de esgoto, material que cai diretamente na lagoa. De acordo com o vereador Fábio Neves (PROS), um dos membros da equipe, este é um dos pontos mais críticos de Montes Claros.

- Resolvemos começar por este local por causa das reclamações constantes dos moradores. Montamos este grupo para que os problemas sejam realmente solucionados, com as várias instituições realmente comprometidas – explica Fábio Neves.

O problema da Copasa
Em junho deste ano, o município instaurou um processo administrativo para apurar quebra no contrato com o município por parte da empresa de saneamento. O município alegou, além do descumprimento de várias metas, a nulidade do contrato pela falta de licitação.

A principal quebra contratual do contrato apontada no processo é a falta de rede de esgoto em 100% da cidade e distritos. Ainda de acordo com o vereador Fábio Neves, outros itens ainda precisam ser revistos.

- Várias pessoas reclamam da cobrança destes serviços sem que eles sejam prestados. Por isso resolvemos criar esta comissão que irá percorrer, durante todas as sextas, locais em que os serviços estão sendo descumpridos – conclui.

quinta-feira, 18 de setembro de 2014

Aécio Neves tem apoio de esportistas em nova plataforma virtual


Ronaldo Nazário, Zico e Nelinho são algumas personalidades que se engajaram na campanha presidencial no site vamosagir45.com.br

O candidato à Presidência da República pela Coligação Muda Brasil, Aécio Neves, anunciou nesta terça-feira (16/09), que sua campanha começa uma nova etapa com o lançamento de uma plataforma virtual na internet para divulgar o grande número de apoio de personalidades do meio esportivo como os ex-jogadores de futebol Ronaldo Nazário de Lima, Zico, Dadá Maravilha, Wilson Piazza e Manuel “Nelinho”, e os ex-jogadores de vôlei Giovane Gavio, que concorre a deputado federal por MG, e Fernanda Venturini.

As manifestações de apoio estão disponíveis no site vamosagir45.com.br, que traz outras novidades como games e ações diárias, e conta com mais de 26 mil voluntários atuando em 160 ações diretas, integrando o trabalho virtual com as atividades externas.

“Vou antecipar para vocês alguns enfoques que nós vamos dar na campanha, traduzindo em imagens e depoimentos aquilo que eu já tenho afirmado e reafirmado: que é preciso, para governar o Brasil, ter uma inserção clara na sociedade, falar diretamente com as pessoas e ao mesmo tempo ter a liderança política e a sustentação necessária para transformar essas ideias captadas nesses contatos, nessas conversas que nós viemos fazendo pelo Brasil em projetos e em transformações na vida das pessoas”, afirmou Aécio.

Para o candidato, esse trabalho conjunto com o voluntariado aponta para um diferencial da campanha da Coligação Muda Brasil. “A nossa campanha é daqueles que acreditam no Brasil, que sabem que o Brasil pode avançar, pode melhorar”, observou. “Temos, além de um projeto absolutamente coerente com aquilo que nós pregamos em toda nossa trajetória e pessoas altamente qualificadas para implementá-lo, a sustentação política, os apoios necessários para que esses projetos se tornem realidade e melhorem a vida das pessoas na saúde, na educação e na segurança. Esta é uma fase de ampliação dos apoios, de motivação dos nossos companheiros."

quarta-feira, 17 de setembro de 2014

Aécio foi o único que cresceu na pesquisa!


Pesquisa Ibope divulgada nesta terça-feira (16) mostra que a presidente Dilma Rousseff (PT) lidera a corrida eleitoral com 36% das intenções de voto. A ex-senadora Marina Silva (PSB) está em segundo lugar, com 30%. O senador Aécio Neves (PSDB) aparece em terceiro, com 19%.


Na pesquisa CNI/Ibope divulgada na última sexta-feira (12), Dilma estava com 39%, contra 31% de Marina e 15% de Aécio. Ou seja, em uma semana, a petista caiu três pontos percentuais; Marina oscilou um ponto para baixo, dentro da margem de erro; e Aécio subiu quatro pontos.

No levantamento divulgado hoje, o Pastor Everaldo Pereira (PSC) tem 1%. Os outros candidatos não pontuaram. A proporção de eleitores dispostos a votar em branco ou nulo somam 7%, e os indecisos são 6%.

Contratada pela "TV Globo" e pelo jornal "O Estado de S.Paulo", a pesquisa tem margem de erro de dois pontos percentuais para mais ou para menos.

O Ibope entrevistou 3.010 eleitores entre o último sábado (13) e hoje. A pesquisa foi registrada no TSE (Tribunal Superior Eleitoral) com o número BR-00657/2014.

Simulação 2º turno
PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA


Marina Silva

Dilma Rousseff
43%
40%

Brancos e nulos 11% Indecisos 6% - 16/09/2014


Dilma Rousseff

Aécio Neves
44%
37%

Brancos e nulos 12% Indecisos 6% - 16/09/2014


Marina Silva

Aécio Neves
48%
30%

Brancos e nulos 15% Indecisos 8% - 16/09/2014


Ibope / Globo ComunicaçãoPesquisa do dia 16/09/2014, realizada entre os dias 13 e 15/09/2014; Registro nº: BR-00657/2014; Amostra: 3.010;Margem de erro: +-2 pontos percentuais.

O instituto apresentou hoje três simulações de segundo turno. Marina e Dilma estão em empate técnico, já que a ex-senadora aparece com 43% e a petista tem 40%, com 11% de brancos e nulos e 6% de indecisos.

No cenário com Dilma e Aécio, a presidente possui 44%, contra 37% do tucano, com 12% de brancos e nulos e 6% de indecisos.

No terceiro cenário, Marina vence Aécio por 48% a 30%, com 15% de brancos e nulos e 8% de indecisos.
Rejeição e avaliação

Dilma permanece como a candidata mais rejeitada, de acordo com o Ibope. A proporção dos eleitores que dizem não votar na presidente de jeito nenhum é de 32%. A taxa de rejeiçãode Marina é de 14%, e a de Aécio é de 19%.

O instituto também mediu a avaliação do governo Dilma. A parcela de eleitores que avaliam a gestão da petista como ótima ou boa representa oscilou de 38% na última semana para 37%. Os que consideram a administração regular se mantiveram em 33%. A proporção dos que entendem que o governo é ruim ou péssimo permaneceu em 28%.

terça-feira, 16 de setembro de 2014

Tem que ser banido!


Se faz isso com adulto, faz também com criança! Ele precisa ser banido da Igreja, foi flagrado, é nojento...


Um padre foi levado para a delegacia ao ser flagrado masturbando um andarilho no centro de Montes Claros, na região norte de Minas Gerais. A ação foi registrada pelas câmeras de segurança do Olho Vivo da cidade na madrugada do dia primeiro de setembro.

Após a Polícia Militar visualizar os homens na filmagem, os policiais foram até a rua São Francisco e localizaram Alex Sandro Santos Leal, de 38 anos. O pároco estava em um carro vermelho, modelo Gol, que pertence à Associação de Apoio a Criança e Adolescente (AAPAC) do município.

O andarilho de 25 anos confirmou a relação sexual com o homem. Aos militares, o jovem disse que receberia R$50 pelo ato.

Alex Sandro foi encaminhado para a delegacia, mas já foi liberado. O jovem também prestou esclarecimentos aos militares.


O padre é responsável pela Paróquia São José Operário. Em nota a Arquidiocese de Montes Claros lamentou o ocorrido e informou que o caso será averiguado. O comunicado não esclarece se o padre será punido. Em relação ao carro da AAPAC, disse que o veículo está cedido a comunidade Paroquial de São José Operário, já que a instituição oferece suporte aos trabalhos sociais da igreja.

segunda-feira, 15 de setembro de 2014

Setembro registra 15.622 focos de incêndio em todo o país


Dados coletados por satélites de referência do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe) indicam que, em setembro, foram registrados 15.622 focos de incêndio em todo o Brasil. Esse volume representa aumento superior a 160%, em relação ao mesmo período de 2013, quando o Inpe registrou 5.946 focos.

Conforme informações do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), o aumento dos registros não é surpresa. A condição climática e o acúmulo de matéria orgânica, decorrente da redução das queimadas do ano passado, favoreceram esse crescimento.

O Ibama avalia que a construção de aceiros negros é a maneira mais eficaz de prevenir os incêndios. Eles servem de controle da queima da vegetação, consequentemente impedem o avanço do fogo. Para evitar, o descontrole, técnicos do instituto ressaltam a importância de ações de educação ambiental junto à população.

Para esses técnicos, é considerado incêndio o fogo que se espalha sem controle pelas florestas e matas, originado ou não pelo homem. Já as queimadas têm a presença direta do homem e são utilizadas, principalmente, para “trabalhar” determinada área para plantio ou pecuária.

Devido ao baixo custo, a prática de limpeza de terrenos com uso de queimadas é tão comum como os riscos que ela representa.

Os biomas amazônico e Cerrado totalizam 87% do volume de queimadas e incêndios em todo o território nacional. Para a analista ambiental do ICMBio, Angela Barbara Garda , o incêndio transforma-se em ameaça à biodiversidade quando compromete seguidamente a reprodução das espécies, impedindo sua perpetuação a longo prazo. “É importante lembrar a existência de ambientes sensíveis, mas tolerante e até dependentes do fogo”, salientou.

domingo, 14 de setembro de 2014

Expedição Amigos da Águas

O Norte



Encerra hoje domingo (14), a 25º Expedição Científica Amigos das Águas, que teve como objetivo avaliar a de qualidade das águas do Rio São Francisco e seus afluentes, e monitorar a poluição e dejetos de metais contaminantes que podem comprometer a qualidade da água e causar a mortandade dos peixes. A Expedição partir de Três Marias com destino a Pirapora e Buritizeiro, em percurso de 180 quilômetros de descida.

Idealizador e organizador da expedição, o empresário e ambientalista piraporense, Roberto MacDonald, explicou “que a preservação ambiental é uma preocupação constante da Expedição, mas que em 2014, a situação está dramática, e que é preciso unir esforços para que as ações de revitalização sejam intensificadas, pois o rio está muito doente”, lamentou o ambientalista.

O secretário executivo da Associação de Municípios da Bacia do Médio São Francisco (Ammesf), Adelson Toledo de Almeida, explica que a Ammesf entende o projeto da Expedição Amigos da Águas como de extrema importância para a sensibilização quanto à recuperação do rio, e para a sustentabilidade dos municípios ribeirinhos, que tem suas atividades econômicas voltadas principalmente, para o turismo, pesca, agricultura e transportes, salienta o executivo da Ammesf.

O Serviço Autônomo de Água e Esgoto (SAAE), que participa da expedição desde 2004, fez coleta de amostras de água do Rio São Francisco em Três Marias (abaixo da represa da usina hidroelétrica), na foz do rio Abaeté, na foz do rio de Janeiro e na foz do Córrego Formoso, pois estes são os principais afluentes do São Francisco. Serão analisadas serão realizadas o PH da água, OD (oxigênio dissolvido), condutividade elétrica e temperatura. Em seguida, as amostras serão encaminhadas ao laboratório do SAAE, onde serão realizadas as demais análises dos metais (ferro, alumínio, cobre, cromo, manganês, zinco, amônia, nitrito, nitrato e fósforo), explicou o biólogo e coordenador técnico do SAAE em Pirapora, Patrick Nascimento Valimm.
Além das coletas de água o SAAE faz registros fotográficos, a partir desses, é possível fazer uma comparação da situação passada e presente das matas ciliares e das margens do rio. “O magnífico Rio São Francisco é composto de seus afluentes, por isso é muito importante o monitoramento e preservação deste complexo chamado carinhosamente como Velho Chico”, diz.

sábado, 13 de setembro de 2014

Céu mais colorido no fim de semana

Será realizado neste final de semana, dias 13 e 14, no Clube de Aeromodelismo de Montes Claros (localizado na BR 135, Km 379, 4 quilômetros após o Posto da Polícia Federal), o “Aero aos Montes III”, encontro nacional de amantes do aeromodelismo (atividade de construção e voo de miniaturas de aviões e helicópteros). O objetivo do evento é incentivar a prática da modalidade esportiva na cidade.

Segundo o piloto Alex Câmara serão realizados, durante o encontro, voos de exibição para o público. “Serão mais de 300 pilotos de aviões e helicópteros, fazendo manobras radicais”, explica Alex.

O evento é uma organização da Secretaria Municipal de Esportes de Montes Claros.

sexta-feira, 12 de setembro de 2014

Mais limpeza em Moc


Os dez novos caminhões compactadores, adquiridos pelo município, já começaram a ser entregues, e após passarem por inspeção do INMETRO e emplacamento, estarão percorrendo as ruas do município, reforçando a coleta de lixo. A expectativa é que isto ocorra em cerca de 10 dias. Com os investimentos, a frota do município passará a ser de 20 caminhões compactadores, melhorando sensivelmente a execução do serviço na cidade.

Além disso, já chegaram as 100 caçambas estacionárias que serão colocadas nos CASCO´s (Centros de Apoio Simplificado para Carroceiros) da cidade, que estão sendo instalados nos bairros Alice Maia, Jardim Liberdade, Ibituruna, Morada do Parque, Cristo Rei, Santa Lúcia, Lourdes, Vila Brasília, Vera Cruz, Vila Exposição, Canelas, Nossa Senhora de Fátima e nas proximidades da Ponte Preta.

Estas ações, somadas à outras (como a recente contratação de 30 auxiliares de coleta), prometem tornar a cidade mais limpa e bonita, melhorando a qualidade de vida da população.

quinta-feira, 11 de setembro de 2014

Aécio Neves vem a Montes Claros em busca da arranacada


O senador Aécio Neves, candidato do PSDB à presidência da República, chega a Montes Claros nesta quinta-feira (11) para motivar lideranças e eleitorado norte-mineiro. Não se atendo aos resultados que tem atingido nas pesquisas, onde aparece em terceiro lugar nas intenções de voto, o tucano acredita na receptividade que tem tido em todo o país e espera trazer uma palavra de esperança aos eleitores.

Acompanhado do candidato ao governo do Estado, Pimenta da Veiga, do candidato a vice-governador, Dinis Pinheiro, e do candidato ao Senado, Antônio Anastasia, Aécio vem à cidade buscando, nesta reta final, atingir o segundo turno no pleito pelo Planalto e também conduzir o candidato Pimenta da Veiga ao segundo turno para o governo do Estado.

O tucano acredita no trabalho feito nos últimos 12 anos e espera conquistar o primeiro lugar em Minas. Para isso, o PSDB tem buscado o apoio de todos os municípios que fazem parte da base do partido. Para o encontro em Montes Claros, de acordo com a coordenação regional de campanha, já estão confirmadas as presenças de 78 prefeitos da região, bem como 83 ex-prefeitos, que serão somados a um número ainda maior de liderança de diversos segmentos.

A coordenação de campanha de Aécio Neves ressalta o aspecto motivacional que irá nortear a reta final de campanha. Em Montes Claros, local em que possui vínculos fortes, Aécio espera passar aos eleitores a mensagem de que a vitória depende de Minas. A campanha do PSDB deve ser intensificada no Estado como forma de conquistar os votos necessários para a chegada ao segundo turno.

Além de fortalecer a base em Minas, os candidatos tucanos têm criticado as políticas petistas, sobretudo no campo da economia e da segurança pública, aspectos que deverão ser prioritários durante a visita à cidade.

A chapa tucana vai desembarcar em Montes Claros por volta das 11h, de onde seguirá para o Automóvel Clube, para o encontro que está marcado para as 12h. Após o encontro, os candidatos irão visitar alguns locais tradicionais do centro da cidade.

quarta-feira, 10 de setembro de 2014

Defesa Civil mais equipada

Foi realizada a cerimônia de entrega de uma caminhonete Mitsubishi Triton zero quilômetro que vai reforçar a frota da Defesa Civil de Montes Claros. O objetivo da aquisição é fortalecer o sistema de prevenção e proteção da população montes-clarense para eventuais ocorrências.

Segundo o coordenador municipal de Defesa Civil, Mattson Malveira, o município precisa se preparar para imprevistos, “pois é mais fácil gastar com preparação do que com reconstrução”, explica o coordenador. Ele disse ainda que o veículo, que custou R$ 71 mil, está sendo adquirido com recursos oriundos dos cofres municipais.

Para o prefeito Ruy Muniz a compra da caminhonete será de suma importância para os funcionários da Defesa Civil, pois assim a população será mais bem atendida e amparada por eles em situações difíceis. “Seja em tempo de seca ou de chuva, a Defesa Civil está bem equipada para atender as demandas da população de Montes Claros”, afirmou.

terça-feira, 9 de setembro de 2014

Vem ai o pacotão de obras na cidade!


Um novo ciclo de obras de infraestrutura urbana está prestes a começar em Montes Claros. Foi realizada nesta segunda-feira, no gabinete da Prefeitura de Montes Claros, sessão pública para abertura de envelopes contendo as propostas do Processo Licitatório nº 265/2014, que vai contratar empresa especializada para a execução de obras de pavimentação asfáltica, urbanização e drenagem geral em ruas no perímetro urbano de Montes Claros.

A sessão foi realizada pela Comissão Permanente de Licitações e Julgamentos da Prefeitura, e teve a presença do prefeito Ruy Muniz, da procuradora geral do município, Marilda Marlei Barbosa, de José Pedro de Oliveira, secretário municipal de Prevenção à Corrupção, do secretário municipal de Obras, Jason Neto, de engenheiros da Prefeitura, dos vereadores Waldiney da Silva, Edmilson Magalhães, Diu Andrade, Ladislau, Valcir da Ademoc e Fábio Neves, além de representantes das empresas concorrentes. Foram consideradas habilitadas a concorrer as empresas Conserva de Estradas, Companhia da Obra Engenharia e Construções, Construtora Nóbrega Pimenta e Elmorais Construções, sendo que esta última foi a vencedora do certame, se comprometendo a realizar o serviço por R$ 49.721.312,51, um valor quase 8% inferior ao valor estimado no edital da concorrência, que era de quase R$ 54 milhões.

Agora será respeitado o prazo legal de cinco dias úteis para que a documentação seja encaminhada ao prefeito, para que ele então realize sua homologação.

As obras irão provocar mudanças profundas no município, já que a área asfaltada total será superior a 536 mil metros quadrados, o equivalente a 132 campos oficiais de futebol. Embora o edital não determine o número de ruas que serão atendidas, o comprimento de todas elas, somado, chega a 76 quilômetros, que é a distância aproximada entre Montes Claros e Engenheiro Navarro.

segunda-feira, 8 de setembro de 2014

Mineirão prepara livro colaborativo para cinquentenário

O Mineirão completou, na sexta-feira (5), 49 anos de vida e de jogos inesquecíveis. Dos títulos dos títulos de Cruzeiro, Atlético e América ao fatídico 7 a 1 da Alemanha sobre o Brasil na semifinal da Copa, o Gigante da Pampulha já recebeu 3.447 partidas.

Para dar início aos festejos do cinquentenário, a Minas Arena reabriu o Museu Brasileiro do Futebol com novas salas, lançou uma medalha comemorativa e prepara um livro colaborativo para os 50 anos. Jogadores, ex-jogadores, cronistas esportivos e torcedores serão convocados para contar suas histórias de Mineirão.

Um dos projetos é o de memória colaborativa. Pela internet, os torcedores poderão enviar fotos e textos de momentos marcantes, formando um grande banco de dados.

“A ideia é recolher impressões, algo que será feito ao longo deste ano. O livro não será feito apenas de ‘concreto’, mas de paixões”, explica o coordenador do museu do Mineirão, Thiago Carlos Costa.


domingo, 7 de setembro de 2014

Exemplo de superação


A XVIII Meia Maratona Internacional do Rio foi disputada neste domingo, 31 de agosto, na orla da cidade maravilhosa. Entre os 17 mil inscritos na prova, pelo menos um deles é motivo de orgulho para Montes Claros: Gilberto Ferreira dos Santos, que trabalha no setor de Pesquisa de Asfalto e Medições da ESURB (Empresa Municipal de Serviços, Obras e Urbanização) há 28 anos.

Do alto de seus 68 anos de vida, Gilberto é um exemplo de energia, disciplina e dedicação: dorme oito horas por dia, não fuma e nem bebe, tem uma alimentação balanceada, frequenta academia e, quatro vezes por semana, corre uma distância de até 15 quilômetros. No domingo, o esforço é um pouco maior: são 20 quilômetros percorridos. Para ele, porém, nada disso é visto como sacrifício, já que se diz “viciado” em correr. “Eu me sinto bem. Quando não treino, sinto necessidade”, revela.

O interesse pelas corridas de rua começou em Montes Claros mesmo, quando participou da tradicional Meia Maratona da cidade, no ano de 96. “Me sinto melhor hoje do que naquela época, estou mais disposto”, conta Gilberto, que recomenda a corrida para todos, desde que as pessoas, antes de iniciarem a prática, “façam um check-up”.

Casado e pai de três filhos, Gilberto vê parte da prole seguir seus passos, já que sua filha Franciele, de 29 anos, também participou da última Meia Maratona do Rio. “Viu o papaizão rodando, e se interessou”, diz, rindo.

sábado, 6 de setembro de 2014

Codanorte atua em duas políticas: Resíduos Sólidos e os Ativos da Iluminação Pública


O Consórcio Multifinalitário de Desenvolvimento Ambiental Sustentável do Norte de Minas (Codanorte) está atuando em parceria com os municípios, em duas políticas, Saneamento Básico, através da Política Nacional de Resíduos Sólidos, e no cumprimento da transferência dos Ativos da Iluminação Pública (IP) para as prefeituras, com prazo determinado pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), para dezembro de 2014.

Com relação à IP, o presidente do Codanorte e prefeito de Patis, Vinicius Versiani, explica que um município já associado ao Codanorte não precisa investir recursos e filiarem-se em outro consórcio. “O Codanorte está trabalhando em parceria com a Secretaria de Estado de Desenvolvimento Regional e Política Urbana (Sedru) e com a Companhia Energética de Minas Gerais (Cemig) para licitação das trocas de lâmpadas, serviços de extensão de rede e de atendimento de cal Center. O edital foi aprovado recentemente, pelo Tribunal de Contas do Estado de Minas Gerias, e agora os nossos esforços somam-se na condução e viabilização do edital e na transferência dos serviços com a maior eficiência e menor custo possíve, salientou o presidente da Codanorte.

Resíduos sólidos
No tocante à política de Resíduos Sólidos, Vinicius Versiani, explica que apesar de findado o prazo em 02/08. “Àqueles municípios que estão desenvolvendo atividades integradas junto aos Consórcios, como no caso do Codanorte, estão “amparados” pela Sedru e pelo Ministério Público Estadual (MPE), que reconhecem os esforços dos municípios na busca por soluções adequadas para a destinação correta dos resíduos sólidos. Com investimentos da Sedru, estamos finalizando os estudos de concepção e diagnóstico técnico dos resíduos produzidos pelos nossos municípios. O trabalho vai apontar quais os locais mais adequados para a triagem, transbordo e implantação do aterro sanitário”, explica o presidente do Codanorte.

A estimativa do governo do Estado de Minas Gerais, através da (Sedru), é de investimentos em R$ 5 milhões para que o Codanorte possa trabalhar junto aos municípios em todas as áreas do Saneamento Básico: abastecimento de água potável, o manejo de água pluvial, a coleta e tratamento de esgoto, a limpeza urbana e o manejo de resíduos sólidos.

Os municípios que integram o Codanorte são: Bocaiuva, Botumirim, Buritizeiro, Campo Azul, Capitão Enéas, Claro dos Poções, Coração de Jesus, Cristália, Engenheiro Navarro, Francisco Dumont, Francisco Sá, Glaucilândia, Grão Mogol, Guaraciama, Ibiaí, Ibiracatu, Itacambira, Japonvar, Jequitaí, Josenópolis, Juramento, Lagoa dos Patos, Lontra, Mirabela, Montes Claros, Olhos D`água, Padre Carvalho, Patis, Pirapora, Ponte Chique, São João da Lagoa, São João da Ponte, São João do Pacuí, Várzea da Palma e Varzelândia

sexta-feira, 5 de setembro de 2014

Moc respira dança até domingo


Começou ontem e vai até o próximo domingo (7) o 1° Encontro nacional e Internacional de Danças. Promovido pela Fundação Cultural Marina Lorenzo Fernandes e o pelo grupo Fitas, o festival irá receber 10 grupos de todo o país e até do exterior.

As apresentações vão acontecer em diversas escolas da cidade, devendo ser o maior número de apresentações concentrado no colégio Marista São José. Além de grupos de dança do país, se apresentarão ainda no festival, grupos do Paraguai, Portugal e Espanha.

Um dos grupos a se apresentar é o Fulô do Sertão. Formado na cidade de Senador Pompéu, Ceará, o grupo se apresenta pela primeira vez em Montes Claros. Com danças típicas da cultura nordestina, Fulô do Sertão já encantou alguns espectadores na cidade e promete encantar ainda mais. Com 25 integrantes, a companhia é coordenada por Glauber Matos. O integrante e coordenador viu em Montes Claros características cosmopolitas e acredita que a cidade foi bem escolhida para sediar o festival.

- Estamos encantados com a cidade e o público tem gostado da nossa dança. Nossa região tem características parecidas com Montes Claros, e isso facilita o entrosamento. Esperamos mostrar o melhor do nosso grupo para a cidade.

O Fulô do Sertão se apresenta no Caic do Maracanã e no Colégio Marista. Informações sobre o local e horário de apresentação de todos os grupos podem ser obtidas pelo telefone 3212-4499.

quinta-feira, 4 de setembro de 2014

Campanha irá arrecadar recursos para o asilo São Vicente de Paula

Em alguns casos, vale a pena abusar um pouco no consumo de refrigerantes. A campanha promovida entre o Lar Betânia – Asilo São Vicente de Paula, e a distribuidora de bebidas Cervantes, é uma boa oportunidade para isso.

Pelo sexto ano consecutivo, a distribuidora irá doar 50% dos lucros referentes à venda de produtos durante a primeira quinzena de setembro. Refrigerantes como o Guaraná Antarctica, Sukita, Mate Couro e Guarapan, fazem parte das marcas distribuídas pela empresa em terão parte dos lucros revertida para o asilo.

A diretoria do Lar Betânia agradece a iniciativa e reconhece a importância desta campanha que já alcança o sexto ano consecutivo. De acordo com o gerente administrativo do asilo, Ênio Pereira de Sousa, a campanha tem possibilitado uma grande economia para o lar.

- Neste período o consumo de fraldas aumenta. Cerca de 80% dos nossos idosos utilizam fraldas geriátricas e esta iniciativa da Cervantes nos ajuda muito nesta época do ano. Além das fraldas, o dinheiro pode ser revertido para a alimentação, uma vez que muitos idosos precisam de suplementos – explica o gerente.

O asilo acolhe hoje102 idosos. São utilizadas, em média, 300 fraldas geriátricas por dia. O Lar Betânia, que já tem mais de 100 anos de atuação na cidade, sobrevive somente de doações. Ao final da arrecadação, um evento será promovido no local para que a Cervantes entregue a parte dos lucros ao asilo.

- Seria bom se todos os empresários da cidade tivessem iniciativas como esta. Aproveito para pedir aos leitores para, neste período, consumirem pelo menos um dos produtos distribuídos pela empresa. Isso irá ajudar bastante a manutenção do asilo – afirma o Ênio.

quarta-feira, 3 de setembro de 2014

14 Bis em MOC


Neste sábado, 6, a banda mineira 14 Bis se apresenta no Max Min Clube, num show que promete agradar várias gerações e um público fiel que acompanha a banda que é considerada a melhor vocal/instrumental brasileira. O show começa a partir das 23 h, no complexo de quadras de peteca do clube.

14 Bis é uma banda brasileira que surgiu em Minas Gerais no início dos anos 80, criada por Flávio Venturini (teclado e vocal), Cláudio Venturini (guitarra e vocal), Hely Rodrigues (bateria e vocal), Vermelho (teclado e vocal) e Sérgio Magrão (baixo e vocal). Sua música traz o casamento entre referências do rock, em especial de Beatles e do rock progressivo, e a escola mineira de música da época, conhecida como Clube da Esquina.

Tiveram diversos sucessos, como Linda Juventude, Planeta Sonho, Natural, Uma Velha Canção Rock’n Roll e, mais recentemente, Mais uma Vez, em parceria com Renato Russo (letrista e vocalista da Legião Urbana). Seu trabalho de estreia (14 Bis-1979) foi produzido por Milton Nascimento, “padrinho” da banda.

Apesar da saída de Flávio Venturini, o grupo continuou na estrada. Em julho de 2007 eles lançaram o seu primeiro DVD, acompanhado de um CD. Neste há participações especiais de outros nomes da música mineira como Beto Guedes e Rogério Flausino, além do ex-membro Flávio Venturini.

O 14 Bis é formado por Cláudio Venturini (Guitarra – Vocal); Hely Rodrigues (Bateria);
Sérgio Magrão (Baixo – Vocal) e Vermelho (Teclados – Vocal).
Informações (38) 3215-1222.

terça-feira, 2 de setembro de 2014

Vacinação contra o HPV começa na semana que vem


Na próxima segunda-feira, 8, começará a ser aplicada, em Montes Claros, a segunda dose da vacina contra o vírus HPV, principal causador de câncer de colo do útero.

O público-alvo da campanha são meninas, entre 11 e 13 anos. A primeira dose foi aplicada em março deste ano, e a terceira (e última) será em 2019.

Cerca de 9 mil doses serão aplicadas na cidade, em 18 salas de vacina espalhadas pelo município. Confira a lista das salas abaixo:

UNIDADE DE SAÚDE COM SALA DE VACINA

ENDEREÇOS
Antonio Pimenta - Rua Rosa Mendes Ferreira, 336 – Antonio Pimenta

Cintra - Rua Monte Plano, 892 – Cintra

Delfino Magalhães - Av. Neco Delfino, 289 – Delfino Magalhães

Eldorado - Rua “J” ou ANTONIO Moreno, 417 – Eldorado

Independência I/III - Rua Espanha, 150 – Independência

Lourdes - Rua Andradita, 635 – Lourdes

Major Prates - Av. Olímpio Prates, SNº - Major Prates

Esplanada - Rua Ce. Coelho, 195, Esplanada

NASPP - Rua Porto Seguro, 04 - Ibituruna

Planalto - Rua Divino Espírito Santo, 389 – Planalto

Santo Reis - Rua Macros Ribeiro, 167 – Santos Reis

São Judas - Rua Padre Vieira, 62 – São Judas

Tancredo Neves - Rua 2, SNº - Tancredo Neves

Vera Cruz - Rua Sinduca Andrade, 292 – Vera Cruz

Vila Oliveira - Rua Maria Conceição, 245 – Vila Oliveira

Vila Sion - Rua Onze, 131 – Vila Sion

Nova Esperança - Av. Joaquim de Abreu, SNº - Nova Esperança

Vila Campos - Rua G, 246 - Vila Campos

segunda-feira, 1 de setembro de 2014

PRIMEIRO ENCONTRO NACIONAL E INTERNACIONAL DE DANÇAS.


O estado de Minas Gerais possui dezenas de vilarejos e pequenos municípios que preservam a prática de manifestações culturais, com festejos e danças étnicas. Por todo o país, a prática das danças folclóricas e de etnia, precisa ser incentivada entre os jovens da atualidade como meio de preservação das características culturais das diversas etnias, como a legítima expressão da cultura representando costumes, artesanato, culinária, religiosidade e a diversidade dos povos.

Sendo assim, a Fundação Cultural Marina Lorenzo Fernandez e o Fitas Grupo de Tradições Folclóricas, em parceria com a Secretaria de Cultura, Esporte e Juventude de Montes Claros, realizam durante os dias 04, 05, 06 e 07 de Setembro, o I ENCONTRO NACIONAL E INTERNACIONAL DE DANÇAS.

O encontro tem por objetivo trazer à Montes Claros delegações de outros estados do Brasil e do exterior, assim como, resgatar e divulgar as manifestações da cultura popular através das danças folclóricas e danças de etnia, proporcionar o aprendizado e reunir as manifestações artísticas do povo transmitidas de geração para geração, valorizar a cultura popular favorecendo a cooperação entre os estados, estimular o turismo no Norte de Minas junto às delegações participantes e mobilizar a comunidade local para participar do evento.

A programação consta por desfile pelas ruas centrais e pontos estratégicos da cidade, apresentações em praça pública, auditório de escolas e shows noturnos no ginásio do Colégio Marista São José.

A plateia atraída para as apresentações por sua vez, exercem o papel de consumidores, apreciadores desta arte, e se constituem de maneira indireta, um fator contribuinte para a perpetuação da prática das danças de etnia.

Acredita-se que a realização da Primeira Edição do Encontro Nacional de Danças – ENDA, se constitua em um meio eficaz de promoção e preservação das tradições culturais dos povos ao mesmo tempo em que consolida o evento. A Fundação Cultural Marina Lorenzo Fernandez e o Fitas Grupo garantem que será um grande espetáculo. Os ingressos serão distribuídos gratuitamente em três pontos da cidade.