sexta-feira, 24 de outubro de 2014

Hospital realiza 'Sexta Rosa' como alerta para o câncer de mama



DO G1 -



Como parte integrante das ações do Outubro Rosa, a Santa Casa de Montes Claros promove nesta sexta-feira (24), a partir das 8h, a "Sexta Rosa". A ação, voltada para mulheres entre 50 a 69 anos, irá realizar exames de mamografia gratuitamente e atendimentos de mastologia.

A Sexta Rosa tem como objetivo reforçar a importância da prevenção do câncer de mama para as mulheres, explica uma das coordenadoras da ação, Juliana Veloso. “Temos como meta levar a informação para as pessoas que não têm oportunidades para entender a doença. Queremos propagar a cultura da prevenção”, completa.

Em 2014, as clínicas de mastologia da Santa Casa atenderam pelo Sistema Único de Saúde 511 casos de mulheres diagnosticadas com câncer de mama. Para o mastologista Gessandro Fernandes, o perigo da doença é a falta de sintomas. “Na grande maioria das vezes, os sintomas são silenciosos. Mas podem aparecer secreções no mamilo, endurecimento e retrações da pele, feridas e nódulos”, relata Fernandes.
Quando diagnosticado precocemente, as chances de cura sobem para 95%"
Gessandro Fernandes

O médico ressalta que o câncer de mama atinge mais mulheres entre os 50 e 60 anos de idade. Além da mamografia, recomendada anualmente, Fernandes também cita a importância do autoexame, que pode ser realizado mensalmente após uma semana da menstruação. "Com o autoexame a mulher conhece a própria mama e as diferenças que chamem a atenção”, completa.

Composto por um mutirão de 20 médicos, a Sexta Rosa será realizada no ambulatório de Oncologia da Santa Casa, localizado na Rua Irmã Beata, ao lado do Pronto Socorro, das 08h às 12h e de 14h às 17h.

quinta-feira, 23 de outubro de 2014

Medidas contra alagamentos

A Defesa Civil, em parceria com as Secretarias de Serviços Urbanos (SSU) e Obras, está realizando, com a utilização de retroescavadeira de grande porte, o desassoreamento do canal que passa nos fundos do bairro JK, local onde ocorrem alagamentos todos os anos.

A intervenção tem o objetivo de limpar, aprofundar e deixar o leito mais largo, permitindo que ele suporte o aumento no volume da água que ocorre no período chuvoso. Medidas como limpeza de bueiros também estão sendo tomadas, para uma melhor drenagem.

O coordenador da Defesa Civil Municipal, Mattson Malveira, informa que a ação será realizada também em outras áreas de risco da cidade.


quarta-feira, 22 de outubro de 2014

O goleiro Bruno estaria com celular?



Um dos advogados do goleiro Bruno Fernandes, Tiago Lenoir, classificou como "absurda" a informação de que um celular encontrado na Penitenciária de Francisco Sá tivesse relação com o atleta. Ele argumentou dizendo que "a própria Secretaria de Estado de Defesa Social divulgou que nada foi encontrado com o Bruno".

Tiago Lenoir disse nesta terça-feira (21) que ficou sabendo do fato pela imprensa, na segunda (20), e afirmou também que não faz ideia de como o vínculo entre o goleiro e o telefone surgiu. O advogado também destacou que Bruno nunca fez contato de dentro da penitenciária, utilizando celular, nem com ele e nem com outras pessoas.

O telefone foi encontrado por agentes penitenciários, durante uma revista de rotina. A informação é de que o aparelho estava com um detento, de 31 anos. De acordo com a Seds, ele será ouvido pela comissão disciplinar, para que as providências cabíveis sejam tomadas.

Transferência
Bruno Fernandes foi transferido para a unidade prisional, que é de segurança máxima, em 20 de junho de 2014. No início de julho, a mulher do atleta, Ingrid Calheiros, fez a primeira visita para o goleiro, após a mudança para o Norte de Minas Gerais.

O goleiro cumpria a pena na Penitenciária Nelson Hungria em Contagem (MG). Antes de ir para Francisco Sá, os advogados deles tentaram a transferência para Nova Lima e Montes Claros.

Em relação a Nova Lima, a defesa pediu para que o atleta cumprisse a pena na Associação de Proteção e Assistência aos Condenados (Apac). Segundo o Tribunal de Justiça de Minas Gerais, o pedido foi indeferido pelo juiz da Vara Criminal e da Infância e Juventude de Nova Lima, Juarez Morais de Azevedo. Uma falta grave verificada no atestado carcerário está entre as questões levadas em consideração pelo magistrado, conforme o tribunal.

No que diz respeito a Montes Claros, o juíz Francisco Lacerda disse que o presídio não tinha condições de receber o goleiro, por estar com excesso de presos; a unidade tem capacidade para 592 detentos, e estava com 1.032.



Para a transferência em ambas as cidades, os advogados alegavam a possibilidade de que Bruno voltasse aos gramados, em Nova Lima, na equipe do Villa Nova, e em Montes Claros, no Montes Claros Futebol Clube, time que o contratou em fevereiro deste ano.

O caso
Eliza desapareceu em 2010 e seu corpo nunca foi encontrado. Ela tinha 25 anos e era mãe do filho recém-nascido do goleiro Bruno, de quem foi amante. Na época, o jogador era titular do Flamengo e não reconhecia a paternidade.

Em março de 2013, Bruno foi considerado culpado pelo homicídio triplamente qualificado, sequestro e cárcere privado da jovem. A ex-mulher do atleta, Dayanne Rodrigues, foi julgada na mesma ocasião, mas foi inocentada pelo conselho de sentença. Luiz Henrique Ferreira Romão, o Macarrão, amigo de Bruno, e Fernanda Gomes de Castro, ex-namorada do atleta, já haviam sido condenados em novembro de 2012.

O ex-policial Marcos Aparecido dos Santos, o Bola, foi condenado a 22 anos de prisão. O último júri do caso foi realizado em agosto e condendenou Elenilson da Silva e Wemerson Marques – o Coxinha – por sequestro e cárcere privado do filho da ex-amante do goleiro. Elenilson foi condenado a 3 anos em regime aberto e Wemerson a dois anos e meio também em regime aberto

terça-feira, 21 de outubro de 2014

Coleta seletiva começa pelos bairros de MOC


O norte - O processo de coleta seletiva, em Montes Claros, começará pelos bairros Cidade Santa Maria, Sagrada Família e Cândida Câmara, onde o recolhimento do lixo é feito diariamente. O primeiro passo será o envolvimento da população, nos próximos dias, para em seguida ser iniciado o trabalho efetivo, beneficiando cerca de 20 catadores nesta primeira etapa.

A definição ocorreu durante reunião realizada na manhã de segunda-feira (20), entre representantes da Secretaria Municipal de Serviços Urbanos (SSU) e da Associação de Apoio e Pesquisa aos Catadores e Recicladores do Norte de Minas (APCNORTE). O assunto vem sendo discutido amplamente, em Montes Claros, visando destinação correta dos resíduos sólidos e geração de mais empregos e renda aos catadores de recicláveis, conforme proposta da Prefeitura e que pode proporcionar melhoria da qualidade de vida a toda a população e, principalmente, aos envolvidos nas atividades.

Segundo o presidente da APCNORTE, Willian de Souza, a proposta é viável e tem tudo para dar certo. Lembra que o plano de ação já está sendo definido e que os últimos detalhes serão acertados esta semana. “Já definimos a primeira região de atuação e a Associação está pronta a contribuir com o processo”, afirmou.

O secretário de Serviços Urbanos, Fabiano de Oliveira, destacou que, primeiramente, serão beneficiados os bairros onde a coleta é diária, sendo depois atendidas as outras regiões da cidade. Destacou a importância da conscientização e envolvimento da população, visando fazer com que a proposta alcance êxito, em Montes Claros, encontrando destinação correta para o lixo, com reciclagens e melhoria de qualidade de vida para todos.

Semana passada, foi repassada uma ótima notícia para todas as pessoas que moram em Montes Claros: descontos de até 30% na taxa de lixo e no Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) para quem separar corretamente o chamado lixo reciclável. As pessoas isentas do tributo, poderão até ganhar dinheiro, desde que se engajem na campanha de conscientização que será amplamente divulgada pela Prefeitura.

segunda-feira, 20 de outubro de 2014

Tudo para melhorar o trânsito


Está concluída a intervenção na Avenida Arthur Bernardes, no centro da cidade. A medida deve evitar acidentes e facilitar o trânsito de veículos e pedestres.

O canteiro central começa no cruzamento da Rua Doutor Bessone com a Arthur Bernardes e vai até início das instalações do supermercado Bretas. De acordo com Ana Luísa Pires, da McTrans, o projeto cumpre com as determinações da Lei de Mobilidade Urbana e tem dois objetivos principais: “Um é diminuir os conflitos de veículos, principalmente, entre a Avenida Arthur Bernardes com a Marechal Deodoro, e o outro é aumentar a segurança e a fluidez do trânsito da região conhecida como Socomil”.

A colocação de semáforos e radares em pontos estratégicos também está sendo executada com o mesmo objetivo: melhorar o trânsito e evitar acidentes.

domingo, 19 de outubro de 2014

Tire as dúvidas sobre eleições



Do G1


Confira abaixo respostas a algumas das dúvidas mais frequentes de eleitores.

O eleitor que não votou nem justificou no primeiro turno pode votar no segundo turno?
Sim. O eleitor pode votar normalmente no segundo turno, mesmo que não tenha votado no primeiro.

É necessário justificar a falta no primeiro turno?
Sim, pois a Justiça Eleitoral considera cada turno como uma votação. Caso o eleitor não entregue o requerimento de justificativa no dia da votação, ele deve apresentá-lo pessoalmente em qualquer cartório eleitoral ou enviá-lo, por via postal, ao juiz da zona eleitoral onde é inscrito, até dois meses após o turno da votação. A justificativa é válida somente para o turno ao qual o eleitor não compareceu. Assim, se o eleitor deixou de votar no primeiro e no segundo turno da eleição, terá de justificar sua ausência para cada turno, separadamente.

Qual é a punição para quem não votar e não justificar a ausência?
Para quem perde o prazo da justificativa, a Justiça Eleitoral aplica uma multa, de aproximadamente R$ 3, mas pode ser multiplicada até por dez vezes, de acordo com decisão do juiz eleitoral. Quem deixar de votar e justificar por três votações seguidas (cada turno é considerado uma votação), tem o título de eleitor suspenso.

Quais são as consequências para quem tem o título suspenso?
A pessoa fica impedida de assumir cargo público. Os empregados no serviço público não podem receber salário. Não é possível obter empréstimos em bancos mantidos pelo governo, tirar passaporte, carteira de identidade, nem renovar matrícula em estabelecimento público de ensino. Também não pode votar.

Como fazer para regularizar a situação eleitoral?
Basta procurar um cartório eleitoral e quitar os débitos. O prazo para regularizar a situação eleitoral a tempo de votar ainda nestas eleições era 7 de maio. Quem não regularizou o título até essa data, não poderá votar nestas eleições.

Quem é obrigado a votar?
O voto é obrigatório para todos os brasileiros com mais de 18 anos e menos de 70. Pessoas que nasceram em outro país, mas se naturalizaram como brasileiros, também são obrigadas a votar. Para quem tem entre 16 e 18 anos e para quem tem mais de 70, o voto é facultativo, assim como para os analfabetos.

Quem ainda não tirou o título de eleitor ou está com título cancelado poderá votar nestas eleições?
Não. Para votar, é necessário ter tirado o título de eleitor ou ter regularizado a situação até o dia 7 de maio. Se sua região estiver contemplada pela biometria, é preciso ter cadastrado as digitais para identificação biométrica.

Quando o título eleitoral é cancelado?
O título de eleitor pode ser cancelado pela Justiça Eleitoral em algumas situações. Por exemplo, quando a pessoa deixa de votar e não justifica a ausência em três votações seguidas (a Justiça eleitoral considera cada turno como uma votação), quando há suspeita de duplicidade do título e quando o eleitor não comparece à revisão de eleitorado. Clique aqui para verificar a situação do seu título.

Ainda dá tempo de transferir meu título de cidade?
Não. O prazo para pedir transferência de domicílio eleitoral acabou em 7 de maio. Para votar nestas eleições, o eleitor que se mudou terá que comparecer à cidade onde está registrado seu título ou já ter pedido o voto em trânsito nas cidades com mais de 200 mil eleitores, cujo prazo terminou em 21 de agosto.

Haverá identificação biométrica em todas as cidades?
Não, a identificação do eleitor por meio das impressões digitais nas eleições de outubro será realizada em quase 800 municípios do país, entre eles 15 capitais. A identificação biométrica vai ser usada por aproximadamente 21 milhões brasileiros nas eleições de 2014, cerca de 15% do eleitorado brasileiro.

Como faço para saber meu local de votação?
O TSE oferece na página da internet a consulta dos locais onde cada eleitor votará. O endereço é este: http://www.tse.jus.br/eleitor/titulo-e-local-de-votacao/consulta-por-nome. É necessário preencher o nome completo, a data de nascimento e o nome da mãe. Se persistir a dúvida, o eleitor deve procurar o cartório eleitoral da região.

Quem mora no exterior também deve votar?
O eleitor que morar fora e tiver o título eleitoral cadastrado no exterior é obrigado a votar para presidente da República, em postos nas embaixadas e consulados. Aqueles que moram no exterior, mas têm domicílio eleitoral no Brasil, devem justificar a ausência até um mês depois de retornar ao Brasil.

E quem estiver viajando no dia das eleições?
Os eleitores que estiverem fora de seu domicílio eleitoral no dia da votação, seja em viagem no Brasil ou no exterior, podem votar em trânsito se estiver em alguma cidade com mais de 200 mil eleitores - o prazo para fazer a solicitação acabou em 21 de agosto - ou devem justificar a ausência. Os cartórios eleitorais deixam à disposição dos eleitores os formulários de justificativa. O formulário Requerimento de Justificativa Eleitoral também pode ser obtido no site do TSE (dois requerimentos: para o dia da eleição e depois da eleição). O prazo para justificativa é de até dois meses depois da votação. No caso de quem ainda estiver no exterior mesmo depois de decorridos os dois meses, o prazo para justificar passa a ser de um mês após o retorno ao Brasil.

Quais documentos são necessários para votar?
O eleitor deve levar para o dia da votação pelo menos um documento de identificação com foto. Serve carteira de motorista, carteira de identidade, carteira de trabalho ou passaporte. Levar o título de eleitor não é obrigatório. Mesmo com o título em mãos, o eleitor deve apresentar também o documento de identificação com foto.

Qual são os dias e horários da votação?
O segundo turno será no dia 26 de outubro. A votação começa às 8h e termina às 17h no horário local. Quem já estiver na fila às 17h vai poder votar, mesmo se chegar à urna depois desse horário

sábado, 18 de outubro de 2014

Vem ai mais calor em MOC

O serviço de meteorologia transferiu de domingo para segunda-feira o auge do calor em Montes Claros, com temperatura estimada de 39 graus, contra 35 hoje e 37 domingo. De acordo com a meteorologia, alguma chuva deverá vir no dia 21, terça-feira, quando há 60% de chances de chover 9 milímetros em M. Claros. Para hoje, a previsão é de “sol com algumas nuvens. Não chove”. A temperatura deve variar de 35 a 20 graus em Montes Claros. A umidade do ar prevista é de 27%, mas pode ser menor. Ontem, a maior temperatura foi de 36 graus, registrada às 16 horas. No mesmo horário, a umidade do ar atingiu os 14% - a menor do dia. Os ventos deverão soprar da direção Leste, a 14 km por hora.


sexta-feira, 17 de outubro de 2014

Obra concluída

(o norte) Está concluída a intervenção na Avenida Arthur Bernardes, no centro da cidade. A medida deve evitar acidentes e facilitar o trânsito de veículos e pedestres.

O canteiro central começa no cruzamento da Rua Doutor Bessone com a Arthur Bernardes e vai até início das instalações do supermercado Bretas. De acordo com Ana Luísa Pires, da McTrans, o projeto cumpre com as determinações da Lei de Mobilidade Urbana e tem dois objetivos principais: “Um é diminuir os conflitos de veículos, principalmente, entre a Avenida Arthur Bernardes com a Marechal Deodoro, e o outro é aumentar a segurança e a fluidez do trânsito da região conhecida como Socomil”.

A colocação de semáforos e radares em pontos estratégicos também está sendo executada com o mesmo objetivo: melhorar o trânsito e evitar acidentes.

quinta-feira, 16 de outubro de 2014

Convênio entre Prefeitura e Polícia Militar vai intensificar fiscalização e levar mais segurança para o trânsito da cidade


(O norte) - O desrespeito às normas de trânsito gera distúrbios e pode ocasionar acidentes. Por isso, a fiscalização no trânsito deverá ser intensificada por meio de uma parceria entre a Empresa Municipal de Planejamento, Gestão e Educação em Trânsito e Transportes de Montes Claros (MCTrans) e a Polícia Militar.

Através da parceria, cerca de 30 policiais deverão se juntar aos agentes de trânsito do município. Os policiais foram treinados para atuação direta no trânsito e deverão ser credenciados pela MCTrans para iniciarem os trabalhos na cidade já a partir da próxima sexta-feira.

Para fazer com que o trânsito flua, será intensificado o combate a infrações comuns como o desrespeito às placas que limitam locais de estacionamento e a não observância dos horários de circulação em determinadas vias. Os policiais credenciados ainda poderão atuar em funções da própria competência como a fiscalização de documentação de veículo e de habilitação do condutor.

Uma programação conjunta será feita entre MCtrans e Polícia Militar para definir os locais prioritários de trabalho. Para o diretor administrativo da MCTrans, Gilmar Ribeiro, a ação conjunta deverá inibir as imprudências no trânsito.

“Hoje vemos desrespeito a espaços como os reservados à área azul. Há também a inobservância de horários permitidos em determinadas vias. O trânsito é muito prejudicado pela imprudência e essa parceria vai intensificar a fiscalização”, afirma Gilmar.

Os primeiros policiais treinados para atuar no trânsito da cidade serão apresentados em uma cerimônia de lançamento do convênio, que será realizada na sexta-feira, às 10h, na 11ª RISP, no bairro Ibituruna.
Os militares irão atuar em vários pontos da cidade, assim como os agentes de trânsito

quarta-feira, 15 de outubro de 2014

Festa Nacional do Pequi

Com a aproximação da chegada da safra de pequi cresce a expectativa para a realização do concurso de receitas com um dos frutos mais apreciados no Norte de Minas, que será realizado dentro da programação da 24ª Festa Nacional do Pequi. A iniciativa tem como objetivo estimular a criatividade dos apreciadores da culinária do pequi e preservar a tradição do povo norte mineiro em relação ao mais famoso prato da região.

O concurso será realizado no dia 6 de dezembro, às 10 h, no Mercado Municipal Christo Raeff. O resultado final será no mesmo dia, às 21 h, na Praça dos Jatobás quando também será realizada a apresentação dos conjuntos selecionados pelo 11º Festival Música/1ª Mostra Cultural de Grupos Musicais de Montes Claros, que está com inscrições abertas. Toda a comunidade montes-clarense está convidada a participar do concurso com um prato feito à base de arroz com pequi que será apreciado por um júri que irá avaliar, com notas entre 0 e 5 pontos, o sabor, o visual do prato e a criatividade da receita. Os três pratos selecionados pelos jurados receberão prêmios de R$ 1.200, R$ 800 e R$ 500, respectivamente, para 1º, 2º e 3º lugar.

A inscrição para a 24ª edição do Concurso de Arroz com Pequi poderá ser feita entre os dias 3 e 28 de novembro, das 9 às 17 h, na sede da Secretaria Municipal de Cultura (Rua Coronel Celestino, nº 99, Centro). O regulamento do concurso está disponível no site oficial da Prefeitura de Montes Claros no respectivo banner. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone 3214-4135 ou pelo e-mail culturanaa@yahoo.com.br.

terça-feira, 14 de outubro de 2014

Projeto vai beneficiar quem separar corretamente o lixo

Uma ótima notícia para todas as pessoas que moram em Montes Claros: descontos de até 30% na taxa de lixo e no Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) para quem separar corretamente o chamado lixo reciclável. Já as pessoas isentas, poderão até ganhar dinheiro, desde que se engajem na campanha de conscientização que será amplamente divulgada pela Prefeitura.

A informação foi dada nesta segunda-feira, 13, pelo prefeito Ruy Muniz, durante encontro com a Associação dos Catadores de Material Reciclável de Montes Claros, que teve, ainda, a participação de representantes das secretarias de Saúde, Educação, Desenvolvimento Social e Meio Ambiente.

Segundo Muniz, a mobilização precisa do apoio de todos nós, estudantes, entidades, Ministério Público, para que o lixo tenha, de fato, um destino politicamente correto. “Vamos fazer uma grande campanha para que a população entenda a importância da coleta seletiva de lixo. Este lixo será recolhido pela Prefeitura e entregue à associação dos catadores, que gerará trabalho e renda e tornará nossa cidade muito mais limpa e consciente”.

Ainda segundo o prefeito, quem participar desta mudança cultural será beneficiado com descontos que variam de 10 a 30% na taxa de lixo e no IPTU. Mesmo os isentos poderão contribuir e ainda ganhar dinheiro, valor que pode variar de R$ 20,00 até um salário mínimo: “Para isto, todos deverão separar seus lixos, cuidar de suas calçadas, plantar árvores, etc. E vamos, claro, ter fiscais para que atestem que tal cidadão está realmente ajudando o meio ambiente, mantendo limpo o seu espaço e ainda separando o lixo a ser reciclado”.

A crescente preocupação com a preservação dos recursos naturais e com a questão de saúde pública associada a resíduos sólidos indica que políticas públicas para tratar desses temas tendem a ser cada vez mais demandadas pela sociedade. O reflexo destas demandas foi a regulamentação, em dezembro de 2010, da Política Nacional de Resíduos Sólidos, que reúne um conjunto de diretrizes e ações a ser adotado com vistas à gestão integrada e ao gerenciamento adequado dos resíduos sólidos.

Durante a reunião com o prefeito Ruy Muniz, todos concordaram que não é mais possível conviver com aquela cena degradante de seres humanos se misturando aos lixões. Para isto, é preciso que haja educação e conscientização ambiental de todos os que amam Montes Claros: “Do total do lixo produzido por cada residência, somente 10% deverá ser destinado aos aterros. O restante, separado da forma correta, será recolhido pela prefeitura e entregue diretamente para as associações dos catadores”, concluiu.

segunda-feira, 13 de outubro de 2014

Lagoa do Parque recebe medidas para evitar assoreamento

A Secretaria Municipal de Serviços Urbanos (SSU), está executando serviços de desassoreamento da lagoa do Parque Municipal Milton Prates. Após longo período de seca na região norte de Minas, e sendo a lagoa alimentada em sua maioria pela água pluvial, o nível de água no local teve uma queda significativa.

Medidas estão sendo tomadas pela SSU até a chegada das chuvas, previstas para os próximos dias. Para que um dos mais belos cartões postais de Montes Claros volte a demonstrar todo seu potencial, a terra acumulada dentro da lagoa está sendo retirada, uma ação que vai fazer com que o nível de profundidade seja retomado.

A região norte de Minas Gerais sofre com o período prolongado de estiagem e um grande número de rios, antes perenes, tem secado. O Parque Municipal é muito frequentado, principalmente aos finais de semana, por famílias de todos os bairros da cidade.

sábado, 11 de outubro de 2014

Por enquanto não é ebola

O ministro da Saúde, Arthur Chioro, informou neste sábado que o resultado do exame de Souleymane Bah, 47 anos, primeiro paciente no Brasil suspeito de estar infectado por ebola, deu negativo, mas que uma eventual infecção pelo vírus só poderá ser descartada com a análise de uma segundo exame, cujo resultado será divulgado nesta segunda-feira. Chioro reiterou que o risco de transmissão da doença é baixo no País e que a rede brasileira de saúde está pronta para lidar com a questão.

"Do ponto de vista prático, ter o primeiro resultado negativo não pode desarticular o conjunto de ações de vigilância e de
isolamento do paciente, todo protocolo continua sendo seguido, até que tenhamos o segundo resultado do exame", disse Chioro, em coletiva de imprensa.

De acordo com o Ministério da Saúde, o estado de saúde de Bah é "bom", mas o paciente segue mantido em isolamento total no Instituto Nacional de Infectologia Evandro Chagas, no Rio de Janeiro. "Com a presença de um primeiro resultado negativo, nossa expectativa é de que esse (novo exame) também seja negativo, mas não podemos fazer uma afirmação dessa natureza. Temos de aguardar a coleta do exame", ressaltou. A segunda amostra de sangue será coletada neste domingo e enviada novamente para análise do Instituto Evandro Chagas, no Pará.

Bah procurou a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) em Cascavel na quinta-feira. Embora não tenha apresentado nenhum sintoma - apenas febre no dia anterior - e não relatar nenhum contato com pessoa infectada, o Ministério da Saúde decidiu classificá-lo como caso suspeito.

"Nós dissemos sempre que é baixíssimo o risco de transmissão da doença no Brasil. Mas isso em nenhum momento fez com que o SUS tivesse menosprezado a gravidade da situação do ebola. Nós nos preparamos para preparar a situação. Não é test-drive, o SUS é muito questionado e o tempo inteiro é colocando em xeque, estamos vendo uma situação clara de como o nosso sistema de saúde tem ações exitosas que fazemos há muito tempo", garantiu Chioro.

Questionado se não seria inevitável o País registrar eventualmente um caso de ebola, o ministro respondeu: "Não digo que será inevitável, não podemos antecipar se teremos casos ou não confirmados. É possível que apareçam outros casos suspeitos, mas a gente continua trabalhando de forma muito objetiva."

Alerta

A descoberta de um caso suspeito de ebola no Brasil pôs em alerta países vizinhos e aumentou a preocupação já existente na região desde que o primeiro caso foi registrado nos EUA.

O porta-voz da Organização Mundial de Saúde (OMS) em Washington, Daniel Epstein, ressaltou que a organização já havia alertado, em agosto, que havia a possibilidade de ocorrência de casos fora da África Ocidental e recomendou que os países estivessem preparados. (r7.com)

sexta-feira, 10 de outubro de 2014

É ebola?


O africano Souleymane Bah, que está com suspeita de ebola, chegou por volta das 6h30 desta sexta-feira (10) na Base Aérea do Galeão, no Rio de Janeiro. O paciente de 47 anos, que é de Guiné, na África Ocidental, chegou em um avião da Força Aérea Brasileira (FAB) e foi levado para o Instituto Nacional de Infectologia Evandro Chagas, na Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), que é referência em doenças infecciosas. O homem estava internado na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) II, no bairro Brasília, em Cascavel, no oeste do Paraná.

O paciente está recebendo os atendimentos básicos, como a medição de temperatura e pressão, e está sob isolamento. Os médicos do instituto devem colher uma amostra de sangue ainda na manhã desta sexta para realizar testes que devem comprovar se o africano possui ou não a doença.

A amostra colhida será enviada para teste no Instituto Evandro Chagas de Belém, no Pará. Segundo assessoria, a Fiocruz é referência somente no atendimento a doenças infecciosas.

Segundo o infectologista Celso Ramos, da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), apesar de a doença não ter sido confirmada, cuidados com o isolamento do paciente e da equipe que cuida da sua transferência são fundamentais porque a transmissão do ebola se dá, principalmente, pelo contato pessoal.

“Como é uma doença que tem uma letalidade de 50%, são necessárias precauções especiais. A ambulância está, digamos assim, envelopada. É uma ambulância que está designada pela secretaria de Saúde para isso há algum tempo. A equipe está sendo treinada diariamente e está com equipamento de proteção individual”, explicou o infectologista.

O africano veio para o Brasil na condição de refugiado e, de acordo com o documento expedido pela Coordenação Geral de Polícia de Imigração, ele pode permanecer no país até o dia 22 de setembro de 2015.



De acordo com o Ministério da Saúde e a Secretaria de Estado da Saúde do Paraná, a UPA Brasília recebeu o paciente classificado como suspeito de infecção por ebola na quinta-feira (9). O homem, que chegou ao Brasil no dia 19 de setembro vindo da Guiné, com escala em Marrocos, relatou na UPA que na quarta (8) e na manhã desta quinta teve febre.

Até o início da noite de quinta, o africano estava subfebril e não tinha hemorragia, vômitos ou outros sintomas e permanecia em bom estado geral. Apesar disso, ele será mantido em isolamento total até que o diagnóstico seja confirmado. “A doença pelo vírus ebola no começo tem uma manifestação clínica muito inespecífica, ela pode ser qualquer coisa, pode ser uma gripe e não dá para correr o risco”, explicou o infectologista.

O ministério da Saúde destacou que, por estar no 21º dia, limite máximo para o período de incubação da doença, o caso foi considerado suspeito, de acordo com os protocolos internacionais para o ebola. A Guiné é um dos três países que concentram o surto da doença na África.

O ebola só é transmitido por meio do contato com o sangue, tecidos ou fluidos corporais de doentes, ou pelo contato com superfícies e objetos contaminados. O vírus somente é transmitido quando surgem os sintomas.

Nesta sexta, o ministro da Saúde, Arthur Chioro, que coordena a ação nacional, e o secretário de Vigilância em Saúde, Jarbas Barbosa, falarão sobre o caso no Ministério da Saúde.

quinta-feira, 9 de outubro de 2014

Ponte da avenida Minas Gerais receberá duplicação

A prefeitura está contratando empresa especializada para execução de obras de construção de uma ponte e duplicação de outras três. Será construída uma ponte na avenida Minas Gerais, sobre o córrego Vieiras, enquanto outras três serão duplicadas: uma localizada sobre o córrego Vieiras, na avenida Bento de Andrade; uma sobre o córrego Carrapato, na avenida São Geraldo; e outra sobre a linha férrea, na avenida Minas Gerais.

A data limite para entrega dos envelopes é o dia 21 de outubro, às 9 horas, e logo em seguida terá início a disputa entre os licitantes. O valor total previsto para a execução das obras é de cerca de R$ 1,446 milhões, e o prazo estimado para sua conclusão é de quatro meses.


quarta-feira, 8 de outubro de 2014

Olha o pequi chegando aí gente!




Com a aproximação da chegada da safra do pequi cresce a expectativa para a realização do concurso de receitas com um dos frutos mais apreciados no Norte de Minas, que será realizado dentro da programação da 24ª Festa Nacional do Pequi. A iniciativa tem como objetivo estimular a criatividade dos apreciadores da culinária do fruto e preservar a tradição do povo norte mineiro em relação ao mais famoso prato da região.

O concurso será realizado no dia 6 de dezembro, às 10 h, no Mercado Municipal Christo Raeff. O resultado final será no mesmo dia, às 21 h, na Praça dos Jatobás quando também será realizada a apresentação dos conjuntos selecionados pelo 11º Festival Música/1ª Mostra Cultural de Grupos Musicais de Montes Claros, que está com inscrições abertas.

Toda a comunidade montes-clarense está convidada a participar do concurso com um prato feito à base de arroz com pequi que será apreciado por um júri que irá avaliar, com notas entre 0 e 5 pontos, o sabor, o visual do prato e a criatividade da receita. Os três pratos selecionados pelos jurados receberão prêmios de R$ 1.200, R$ 800 e R$ 500, respectivamente, para 1º, 2º e 3º lugar.

A inscrição para a 24ª edição do Concurso de Arroz com Pequi poderá ser feita entre os dias 3 e 28 de novembro, das 9 às 17 h, na sede da Secretaria Municipal de Cultura (Rua Coronel Celestino, nº 99, Centro). O regulamento do concurso está disponível no site oficial da Prefeitura de Montes Claros no respectivo banner. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone 3214-4135 ou pelo e-mail culturanaa@yahoo.com.br.

terça-feira, 7 de outubro de 2014

Obras começam no bairro Universitário


A Elmorais, empresa vencedora da licitação de cerca de R$ 50 milhões para obras de pavimentação e drenagem em Montes Claros, já começou a operar em Montes Claros. O bairro Universitário foi o escolhido para receber as primeiras obras, que estão sendo realizadas nas ruas 13, 14, 18, 19, 20, 21, 22, 23, 24, 25, 26 e 27.

Estas 12 vias estão passando por terraplanagem e obras de drenagem. A previsão é que em cerca de um mês os trabalhos estejam encerrados nestas ruas, que receberão cobertura asfáltica de CBUQ (asfalto quente), totalizando uma área de 17.836 metros quadrados de pavimentação. Estas ruas também terão, no total, 450 metros lineares do sistema de drenagem.

As obras de pavimentação atingirão diversos outros bairros da cidade, somando um total de 76 quilômetros de pavimentação (a mesma distância entre Montes Claros e Engenheiro Navarro). O custo está sendo bancado pelo Tesouro Municipal e a prioridade da pavimentação será dada para as ruas com maior densidade populacional (casas nos dois lados). Moradores que desejem o asfalto em sua rua podem fazer um abaixo-assinado e encaminhá-lo para a Secretaria Municipal de Obras, na sede da Prefeitura. (O norte)

segunda-feira, 6 de outubro de 2014

Outubro Rosa



Divinópolis recebe nesta quarta-feira (8) o Salão Solidário, evento que faz parte das ações realizadas para lembrar o "Outubro Rosa", mês escolhido para alertar e mostrar a importância da prevenção e diagnóstico precoce do câncer de mama. Serão oferecidos serviços como corte de cabelo, manicure e pedicure na Praça da Catedral, no Centro da cidade.

Além de Divinópolis as cidades de Montes Claros, Juiz de Fora, Barbacena,Diamantina, Governador Valadares, Patos de Minas, Teófilo Otoni, Uberaba,Uberlândia e Varginha receberão o evento. E os cabelos cortados durante a ação serão doados para a confecção de perucas a pacientes em tratamento contra o câncer de mama.

As interessadas em participar do Salão Solidário devem comparecer no estande montado na Praça da Catedral, de 9h às 17h.

domingo, 5 de outubro de 2014

Cultura em MOC



Começou neste sábado (4) em Montes Claros, Norte de Minas Gerais, a 28ª edição do Salão Nacional de Poesia Psiu Poético. Em 2014, o tema escolhido do evento é “TRIPSIU: Três anos celebrando três décadas".

Neste sábado, Dia Mundial da Poesia, a partir das 8h, será realizado pelas principais ruas do centro da cidade o Despertar Poético, com a presença de poetas, escritores, professores, estudantes, músicos, atores, bailarinhos, agentes culturais e a comunidade.

"Já influenciamos vários eventos em todo o Brasil, como o Belô Poético (Belo Horizonte), que completa este ano uma década de existência; o Abril Poético, realizado na cidade de Conselheiro Lafaiete e o Campoesia, praticado em Campo Largo", comenta Aroldo Pereira, um dos organizadores do evento, sobre a representatividade do evento cultural.



Confira a programação completa do 28º Psiu Poético:

Instalação de 04 a 12 de Outubro
Local: Galeria Godofredo Guedes – Centro Cultural Hermes de Paula
Praça Dr. Chaves, 32 – Centro (Praça da Matriz)
Fone: (38) 3229-3456 / 3229-3458

08h – DESPERTAR POÉTICO PELAS RUAS DA CIDADE
Poetas, professores, estudantes, músicos, atores, bailarinos, agentes culturais e comunidade. Concentração: Praça Dr. Chaves/Matriz.

20h – ABERTURA DO PSIU POÉTICO 28 – LANÇAMENTO DOS LIVROS
Parte - Luciane da Mota Frota
Beleza Estranha - Tércio Ribas Torres
Antologia 28º Salão Nacional de Poesia Psiu Poético – Marli Silva Fróes & Jurandir Barbosa
X - Um poema de Lara Firmino Araújo
Tripsiu - André Águia
A Nave – Banda Cidadão Alienígena

05 Outubro – Domingo (Dia de Eleições)

06 de Outubro – Segunda
09h – Projeto Poesia Circular
Escola Estadual Profª Dilma Quadros
Rua Divino Espírito Santo, 290 - B. Planalto, Fone: (38) 3215-2330

15h – PALESTRA SOBRE O LIVRO
Felicidade Clandestina - Clarice Lispector
Palestrante: Camila de Souza Ramos
Intervenção Poética: Alice Melo Lopes, Isabel Mendes, Sandra Fonseca

20h – LANÇAMENTO DOS LIVROS
Algo Novo - Isabel Mendes
Sobre Coisas - Mara de Aquino
Performances Poéticas: O Guardador de Rebanhos - Fernando Pessoa com Maria Luisa Meneses
Eu Vou pra Maracangalha - Dorival Caymmi - Grupo Sol Maior
Poemas avulsos - Karina Gercke – Roberto Auad
Liberte-me - Grupo Sal da Terra
Eu sou da sua laia - Aroldo Pereira e Samuel Pereira
Poética Inquieta - Banda Origem

07 de Outubro – Terça
09h – PROJETO POESIA CIRCULAR
Escola Estadual Armênio Veloso
Rua Volfrânio Veloso - 132 - Bairro de Lourdes, Fone: (38) 3213-1363
15h – PALESTRA SOBRE O LIVRO
Contos: A Menina de Lá e Soroco / Sua Mãe e sua Filha - João Guimarães Rosa
Palestrante: Luciane da Mota Frota
Intervenções Poéticas: Mel Soares, Marina Guitti, Lêda Antunes Rocha
20h – LANÇAMENTO DOS LIVROS
Dez Violinos Marinhos e uma Guitarra de Sal - Sandra Fonseca
Contos Mudernos: Causos do Sertão – Auíri Tiago
CD Nossa Arte, Nossa Gente - vol. 03 - Encontro da Cultura Norte-mineira - Josecé Santos & Convidados
Grupo Prego de Linha
Banda O Meio

08 Outubro – Quarta
09h– PROJETO POESIA CIRCULAR
Escola Estadual Filomeno Ribeiro
Praça Dom Luiz Victor Sartori, B. Alto São João, Fone: (38) 3215-2568
15h – PALESTRA SOBRE O LIVRO
Passaporte - Fernando Bonassi
Palestrante Rennê Flávio Lopes Santos
Intervenções Poéticas: Soraia Santos, Anatália Moreira Freire, Natália de Paula Andrade
VI Seminário de Pesquisa em Literatura e Criação Literária – TRAVESSIA CRÍTICA: MEMÓRIAS, DESEJOS, SENTIDOS
19h às 19:30h – Mesa de homenagem a Yvonne Silveira
20h – Espetáculo “Os Saltimbancos” de Chico Buarque de Holanda - Grupo Olho de Gato.
21h – Debate sobre o espetáculo: Felícia Johansson
22h – O Cabaré e suas Mulheres – Banda Cabaré

09 Outubro - Quinta
09h– PROJETO POESIA CIRCULAR
Escola Municipal Dona Vidinha Pires
Av. Crisantino Almeida Borém, 55 – Bairro Vargem Grande, Fone: (38) 3229-3413
15h – PALESTRA SOBRE FILME
A Menina que Roubava Livros - Dirigido por Brian Percival
Palestrante: Fernando Rodrigues
Intervenções Poéticas: Paula Ribeiro, Aline Gomes, Maria Eduarda de Oliveira
20h – LANÇAMENTO DOS LIVROS E PERFORMANCES
Corpo inteiro - Elias Rodrigues de Oliveira
Peg & Pag – Kaio Bruno Dias
Terezinha Campos e Cia. De Dança na Pontinha dos Pés
Performances: Me beija-flor ou eu te defloro - Patrícia Giseli
Revolução de Vinte – Auíri Tiago
Grupo Tripulação de Veneta
Anand Rao

10 Outubro – Sexta
09h– PROJETO POESIA CIRCULAR
Hospital Universitário Clemente de Farias (HU) – Escola Ciranda da Vida
Av. Cula Mangabeira, 562 – Bairro Santo Expedito, Fone: (38) 3229-8502
15h – PALESTRA SOBRE O LIVRO
Passaporte para a China – Lygia Fagundes Telles
Lançamento de livros relacionados às obras do Vestibular Unimontes 1/2015
Palestrante e autor: Márcio Adriano Moraes
Intervenções Poéticas: Priscila Custódio, Marlene Bandeira, Maria Morais
16h – RECITAL POÉTICO
Praça Doutor Carlos Versiani – Bairro Centro
Vera Veríssimo, Mané do Café, Jason de Morais & Convidados
19h – TRAVESSIA CRÍTICA: MEMÓRIAS, DESEJOS, SENTIDOS
Conferência de Encerramento do VI Seminário de Pesquisa em Literatura e Criação Literária
Tema: Literatura e metaficção: travessias
Sebastião Lopes (UFPI)
20h30 – APRESENTAÇÃO DO RESULTADO DA OFICINA
Oficina ministrada por Ricardo Aleixo e Luciana Martins

21h – NOITE ESPECIAL DOS HOMENAGEADOS
Depois da Água – Telma Scherer
Tudo que Está Solto – Éle Semog
Viagem a Minas Gerais – Wagner Merije
Salad(r)a de furtos re(10)temperada – Dako$ta Kemerich
Mundo Palavreado – Ricardo Aleixo
Cadernos do Fim do Mundo – Lara Firmino Araújo
OUTROS LANÇAMENTOS
Qtais - Luís Turiba
O Ovo do Minerim - Jairo Farias

11 Outubro – Sábado
09h – POESIA NO MERCADO – ESPETÁCULOS, RECITAL E LANÇAMENTOS
Para ser o Amor Eterno – Eduardo Silva

Menestrel dos Sertão – Beto Veloso & Branco Veloso

Participações Poéticas e Musicais: Eustáquio das Dores Pedro, João Antônio Pimenta, Albino José dos Santos, Marina Guitti, Marlene Bandeira, Telma Scherer, Jurandir Barbosa, Pedro Pereira Lima, Mirna Mendes, Maria Ledi Nunes Costa Zuba, Éle Semog, Mané do Café, Aroldo Pereira, Renílson Durães, Betinho, Hamilton Ferreira da Silva, Dako$ta Kemerich, Maria Morais, Gessimar Gomes, R. Cordeiro, Wagner Merije, Adilson Cardoso, Fábio Gonçalves, Lara Firmino Araújo, Olímpio Elton, Gabriel Lupo, Daílde dos Santos, Maycon Freitas Ferreira, Ricardo Aleixo, Jason de Moraes, Anelito de Oliveira.

10h– OFICINA DE MUSICALIZAÇÃO

Ministrada por Anand Rao
Auditório Cândido Canela – Centro Cultural Hermes de Paula
20h – LANÇAMENTO DOS LIVROS E PERFORMANCES
Crepúsculo de Arame – Wagner Rocha
Vulnerabilidade nas Asas – Helena Soares
Turnê do Encantamento - Wagner Merije
Eletropoemarte – Dako$ta Kemerich
Wellington Kalil
21h – APRESENTAÇÕES POÉTICAS MUSICAIS
Ismália de Alphonsus e Outras Vozes Poéticas Femininas – Banda Cáustica

12 Outubro – Domingo
9h – POESIA NA RODOVIÁRIA – DIA DA CRIANÇA
Interação entre poetas, crianças, músicos, palhaços, atores e viajantes
O Vestido da Princesa Ana Flor – Edmara Rosa
Trillilili Paralelá – France Gripp
Local: Terminal Rodoviário de Montes Claros
APRESENTAÇÕES POÉTICAS MUSICAIS
19h – Carlos Farias e Coral das Lavadeiras
Outras Pelejas – Jurandir Barbosa
21h – O Voo das Palavras Cantadas – Carlos Rennó - Lançamento e Apresentação Poética Musical

sábado, 4 de outubro de 2014

MOC terá o hospital mais moderno do país

O Hospital das Clínicas Mário Ribeiro da Silveira caminha para se tornar, até dezembro, o maior hospital do norte de Minas. Com parte das instalações já em funcionamento, o hospital realiza hoje mais de 240 cirurgias eletivas por mês, em uma estrutura que conta, por enquanto, com duas salas de cirurgias e 23 leitos.

Já em fase final de conclusão, o hospital caminha para se tornar o maior da região e um dos mais modernos do Brasil. Novos equipamentos já estão sendo instalados e a unidade passará a contar com a mesma estrutura de hospitais renomados como o Alberth Einstein e o Sírio Libanês.

O hospital será o primeiro da região com ressonância magnética 3 tesla, aparelho que conta com uma melhor resolução de imagem, o que facilita o diagnóstico. Além disso, a estrutura de 16 salas de cirurgia e 110 leitos de CTI também estará disponível para a população a partir de dezembro. Todos os leitos são equipados com o sistema Drager, marca alemã de ponta no mercado, que é utilizada nos melhores hospitais do mundo. Da mesma marca também são os respiradores que já foram adquiridos.

O hospital Mário Ribeiro promete colocar Montes Claros no rol dos maiores centros de saúde do país. Entre as modernas instalações, destaca-se ainda a aquisição de um tomógrafo pulmonar. Por meio dele, o paciente vai poder fazer a tomografia sem sair do leito.

Com 100% de atendimento pelo SUS, as camas que estão sendo instaladas em todos os leitos são elétricas, tanto para os pacientes quanto para os acompanhantes. Um sistema moderno de controle interno também se destaca no Mário Ribeiro, como, por exemplo, o acompanhamento eletrônico dos prontuários de pacientes.

Os números são o que mais impressionam no potencial do hospital. No pleno funcionamento, a partir de dezembro, o Mário Ribeiro deverá realizar cerca de 3.840 cirurgias de média complexidade, além de um número maior de atendimento em outras áreas. Para o diretor administrativo da unidade, Jonathan Rodrigues, o Hospital Mário Ribeiro caminha para ser não o maior da região, mas um dos maiores do Brasil.

- Estamos montando uma estrutura no padrão dos grandes hospitais do Brasil, com a mesma tecnologia e qualidade também no corpo de funcionários. Hoje já somos referência, sobretudo na área de oftalmologia, mas a partir de dezembro, em pleno funcionamento, o maior hospital do Norte de Minas vai mudar a realidade da saúde em Montes Claros – destaca o diretor. (o norte)

sexta-feira, 3 de outubro de 2014

Maior parte dos candidatos ao Enem é formada por mulheres e negros


A maior parte dos inscritos para a edição de 2014 do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) é mulher, negra, já concluiu o ensino médio e vem da região Sudeste. Mais de 8,7 milhões estudantes farão, nos dias 8 e 9 de novembro, as provas do exame.

Entre os participantes, 4.990.025 já concluíram o ensino médio, enquanto 1.748.588 devem terminá-lo este ano. As mulheres representam 58,11% candidatos, mais de 5 milhões. O perfil dos participantes também mostra que 57,11% dos inscritos se declararam negros e 37,7% brancos.

De acordo com o presidente do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), Chico Soares, a lei de cotas explica a grande participação dos negros no exame. “Com as cotas, nós tivemos os alunos negros vindo para o Enem e procurando usar uma oportunidade que antes não estava aberta. A gente percebe que houve uma mudança de acolhimento no ensino superior via Enem.”

A divisão geográfica dos inscritos aponta que a região Sudeste tem a maior parte dos participantes; são 35,27%, seguido das regiões Nordeste, com 32,99%; Sul, com 11,97%; Norte, com 10,89%, e Centro-Oeste, com 8,85%. São Paulo, que tem 15,19% dos candidatos, Minas Gerais (11,23%) e Bahia (7,63%) são os estados com maior percentual de inscritos.

O Enem será realizado em dois dias. No primeiro os estudantes terão quatro horas e meia para fazer as provas de história, geografia, filosofia, sociologia, química, física e biologia. No segundo dia os participantes terão cinco horas e meia para fazer as provas de matemática, língua portuguesa, literatura, artes, educação física, tecnologias da informação e comunicação e língua estrangeira, além da redação. Nos dois dias as provas terão início às 13 horas, no horário de Brasília.

Para responder a prova, o estudante deve apresentar um documento de identidade com foto e preencher o caderno de respostas com caneta esferográfica preta. O aluno só pode deixar o local da prova duas horas após o início do exame e só terá permissão para levar o caderno de questões se sair nos trinta minutos finais do horário de prova.

quinta-feira, 2 de outubro de 2014

Intervenção deve melhorar trecho importante da região central

Começaram as mudanças na Avenida Arthur Bernardes, na região da Socomil, localizada na região central de Montes Claros. Nesta quarta-feira, 01, a Secretaria de Obras deu início à construção de um canteiro central que se inicia após o cruzamento da Rua Doutor Bessone com a Arthur Bernardes e vai até início das instalações do supermercado Bretas. Segundo a analista de trânsito da MCTrans, Ana Luísa Pires, o projeto cumpre com as determinações da Lei de Mobilidade Urbana e tem dois objetivos principais: “Um é diminuir os conflitos de veículos, principalmente entre a avenida Arthur Bernardes com a Marechal Deodoro, e o outro é aumentar a segurança e a fluidez do trânsito da Socomil”.

A analista ainda explica que a Prefeitura está desenvolvendo esse trabalho para também atender a reivindicações da população. Para isso, foi estudada uma nova circulação para a região da Socomil.

Além do canteiro, foi implementada desde segunda-feira, 29/09, uma inversão de mão direcional na rua Marechal Deodoro no trecho compreendido entre a avenida Arthur Bernardes e a rua Treze de Maio”. A partir de agora, os veículos só poderão seguir sentido avenida Arthur Bernardes - Mercado Municipal. Também será construída uma faixa elevada próxima ao cruzamento entre a avenida Arthur Bernardes com a rua Marechal Deodoro e rua Coronel Artur Vale. “Não haverá faixa exclusiva de ônibus, mas vai melhorar bastante o trânsito dessa região, pois também vamos aumentar os pontos de parada de ônibus e diminuir os pontos de parada e de estacionamento dos outros veículos ao longo da avenida Arthur Bernardes. Tudo isso será implementado a fim de liberar a via”, destacou a analista.

A previsão é de que em 15 dias o serviço da Secretaria de Obras seja concluído para que a MCTrans inicie o trabalho de sinalização da via e das ruas adjacentes.

quarta-feira, 1 de outubro de 2014

Crianças e a natureza


Beterraba, cebolinha, cheiro verde, quiabo, repolho e berinjela são alguns dos produtos orgânicos que poderão ser colhidos em breve na horta da Escola de Tempo Integral Professor Luiz Flávio Pereira (CCVEC). Plantados nesta terça-feira, 30, as hortaliças e verduras serão utilizadas em prol da própria escola e da comunidade. “Vamos utilizar os produtos na merenda escolar e também temos a ideia de produzir plantas medicinais”, disse a diretora da escola, Ivanir Santos Ferreira.

Para o gerente de fomento da Agricultura Familiar da Prefeitura de Montes Claros, Marco Túlio Versiani Miranda, o objetivo do Projeto é proporcionar “qualidade alimentar e orientação das crianças para saberem cultivar uma horta”.

O aluno Allan Thiago Alves de Almeida, 09 anos, foi um dos escolhidos para participar da plantação. Apesar da timidez, era um dos mais empolgados com a tarefa. “Eu gosto de plantar horta, planto com minha vó. Lá a gente planta banana, milho, feijão e outras coisas”, contou Allan. Durante o trabalho, Marco Túlio ainda orientou as crianças: “Nós vamos plantar e vocês vão cuidar, ajudar a olhar”.

O engenheiro agrônomo Luiz Vieira Filho acompanhou a tarefa e explicou que muitas crianças podem incentivar os pais a produzirem hortas em casa. “E a pessoa pode fazer seu próprio adulto em casa sem agrotóxico”, apontou o engenheiro.

Além do CCVEC, as hortas estão sendo cultivadas no Cemei Padre Murta, na Escola Municipal Alcides Carvalho, CAPS TM, e no Caic do Maracanã e do Renascença.