sexta-feira, 24 de outubro de 2014

Hospital realiza 'Sexta Rosa' como alerta para o câncer de mama



DO G1 -



Como parte integrante das ações do Outubro Rosa, a Santa Casa de Montes Claros promove nesta sexta-feira (24), a partir das 8h, a "Sexta Rosa". A ação, voltada para mulheres entre 50 a 69 anos, irá realizar exames de mamografia gratuitamente e atendimentos de mastologia.

A Sexta Rosa tem como objetivo reforçar a importância da prevenção do câncer de mama para as mulheres, explica uma das coordenadoras da ação, Juliana Veloso. “Temos como meta levar a informação para as pessoas que não têm oportunidades para entender a doença. Queremos propagar a cultura da prevenção”, completa.

Em 2014, as clínicas de mastologia da Santa Casa atenderam pelo Sistema Único de Saúde 511 casos de mulheres diagnosticadas com câncer de mama. Para o mastologista Gessandro Fernandes, o perigo da doença é a falta de sintomas. “Na grande maioria das vezes, os sintomas são silenciosos. Mas podem aparecer secreções no mamilo, endurecimento e retrações da pele, feridas e nódulos”, relata Fernandes.
Quando diagnosticado precocemente, as chances de cura sobem para 95%"
Gessandro Fernandes

O médico ressalta que o câncer de mama atinge mais mulheres entre os 50 e 60 anos de idade. Além da mamografia, recomendada anualmente, Fernandes também cita a importância do autoexame, que pode ser realizado mensalmente após uma semana da menstruação. "Com o autoexame a mulher conhece a própria mama e as diferenças que chamem a atenção”, completa.

Composto por um mutirão de 20 médicos, a Sexta Rosa será realizada no ambulatório de Oncologia da Santa Casa, localizado na Rua Irmã Beata, ao lado do Pronto Socorro, das 08h às 12h e de 14h às 17h.

Nenhum comentário:

Postar um comentário