terça-feira, 14 de outubro de 2014

Projeto vai beneficiar quem separar corretamente o lixo

Uma ótima notícia para todas as pessoas que moram em Montes Claros: descontos de até 30% na taxa de lixo e no Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) para quem separar corretamente o chamado lixo reciclável. Já as pessoas isentas, poderão até ganhar dinheiro, desde que se engajem na campanha de conscientização que será amplamente divulgada pela Prefeitura.

A informação foi dada nesta segunda-feira, 13, pelo prefeito Ruy Muniz, durante encontro com a Associação dos Catadores de Material Reciclável de Montes Claros, que teve, ainda, a participação de representantes das secretarias de Saúde, Educação, Desenvolvimento Social e Meio Ambiente.

Segundo Muniz, a mobilização precisa do apoio de todos nós, estudantes, entidades, Ministério Público, para que o lixo tenha, de fato, um destino politicamente correto. “Vamos fazer uma grande campanha para que a população entenda a importância da coleta seletiva de lixo. Este lixo será recolhido pela Prefeitura e entregue à associação dos catadores, que gerará trabalho e renda e tornará nossa cidade muito mais limpa e consciente”.

Ainda segundo o prefeito, quem participar desta mudança cultural será beneficiado com descontos que variam de 10 a 30% na taxa de lixo e no IPTU. Mesmo os isentos poderão contribuir e ainda ganhar dinheiro, valor que pode variar de R$ 20,00 até um salário mínimo: “Para isto, todos deverão separar seus lixos, cuidar de suas calçadas, plantar árvores, etc. E vamos, claro, ter fiscais para que atestem que tal cidadão está realmente ajudando o meio ambiente, mantendo limpo o seu espaço e ainda separando o lixo a ser reciclado”.

A crescente preocupação com a preservação dos recursos naturais e com a questão de saúde pública associada a resíduos sólidos indica que políticas públicas para tratar desses temas tendem a ser cada vez mais demandadas pela sociedade. O reflexo destas demandas foi a regulamentação, em dezembro de 2010, da Política Nacional de Resíduos Sólidos, que reúne um conjunto de diretrizes e ações a ser adotado com vistas à gestão integrada e ao gerenciamento adequado dos resíduos sólidos.

Durante a reunião com o prefeito Ruy Muniz, todos concordaram que não é mais possível conviver com aquela cena degradante de seres humanos se misturando aos lixões. Para isto, é preciso que haja educação e conscientização ambiental de todos os que amam Montes Claros: “Do total do lixo produzido por cada residência, somente 10% deverá ser destinado aos aterros. O restante, separado da forma correta, será recolhido pela prefeitura e entregue diretamente para as associações dos catadores”, concluiu.

Nenhum comentário:

Postar um comentário