sexta-feira, 21 de março de 2014

Semana dedicada à Mulher em Montes Claros

 O Programa Municipal DST/AIDS e Hepatites Virais da Secretaria de Saúde de Montes Claros irá realizar, entre os dias 24 e 29 de março, a II Semana Municipal de Valorização da Mulher. O evento vai debater os aspectos sociais mais representativos da vulnerabilidade da mulher às doenças sexualmente transmissíveis, além de marcar a passagem do Dia Internacional da Mulher, comemorado no último dia 8. Desta forma, a iniciativa terá início com o Ato pela Valorização da Mulher, que será realizado para demonstrar a indignação da sociedade contra todos os tipos de violência sofridos pela mulher e vai acontecer nesta segunda-feira, 24, às 17 horas, no hall do prédio da Prefeitura de Montes Claros.
Na terça-feira, 25, a II Semana Municipal de Valorização da Mulher terá continuidade, entre 7 e 9 horas e das 16 às 18 horas, com a realização de blitzes educativas em oito locais da cidade, como a avenida Deputado Esteves Rodrigues esquina com Santa Maria, e Mestra Fininha em frente à Escola Normal. Na quarta-feira, o Centro de Triagem e Aconselhamento (CTA) Itinerante estará nas ESF’s dos bairros Santo Antônio I e II e Vila Sion, oferecendo aconselhamento e testagem rápida para mulheres em situação de vulnerabilidade. Ainda no dia 26 acontecerá o II Encontro da Cidadãs PositHIVas do Norte de Minas, entre 8h30 e 13 horas, na sede do GRAPPA. Este encontro irá promover a socialização e troca de experiências entre usuárias dos serviços de assistência especializada e profissionais da área.
Para o dia 27, está prevista Roda de Conversa onde serão discutidas com os diversos atores (profissionais e estudantes das áreas de Saúde, Educação e Ação Social) as soluções para a desigualdade e violência de gênero. O CTA Itinerante também estará nas ESF’s dos bairros Village do Lago I, Maracanã e Santos Reis. Entre 19 e 24 horas, as equipes dos programas DST/AIDS e GRAPPA irão distribuir material informativo para as profissionais do sexo.
Dia 28, será a vez da Oficina Educativa para Profissionais do Sexo, na sede do GRAPPA. Neste evento, se debaterá sobre as doenças sexualmente transmissíveis e a respeito das diversas formas de violência de gênero e os canais para fazer valer seus direitos em caso de agressão. Uma ronda noturna também irá abordar o público GLBT com informações e insumos para prevenção, entre 20 e 24 horas. No encerramento da II Semana Municipal de Valorização da Mulher, no dia 29, será realizada uma panfletagem, entre 8 e 12 horas, no Mercado Central Christo Raeff.

Nenhum comentário:

Postar um comentário