quinta-feira, 3 de abril de 2014

Horas antes do terremoto no Chile, Montes Claros registrou tremor

Um terremoto de pequenas proporções assustou moradores de Montes Claros, ao Norte de Minas Gerais, horas antes de um tremor de de 8,2 graus de magnitude matar seis pessoas e deixar três gravemente feriadas no extremo Norte do Chile, às 20h46m desta terça-feira. Na cidade mineira, o abalo aconteceu por volta das 13h, e durou poucos segundos.

Segundo informações do G1, o Observatório Sismológico de Brasília (Obsis) detectou um tremor de terra de magnitude de 3,2 na região, tendo o epicentro acontecido próximo à cidade mineira. O Corpo de Bombeiros registrou cerca de 30 ligações referentes a tremores. Segundo o órgão, não houve graves consequências em decorrência dos abalos sentidos pelos moradores.
De acordo com a Universidade de Brasília (UnB), o tremor foi detectado por três estações que estão instaladas em Itacarambi, na Região Norte do estado, Governador Valadares, na Região do Rio Doce, e Caldas Novas, em Goiás. Em Montes Claros, também há uma estação, porém ela não transmite dados on-line. Os resultados registrados por ela serão divulgado posteriormente.
O jornal O Estado de Minas informou que Montes Claros já registrou uma sequência de tremores nos últimos três anos. O mais forte deles - de 4,2 de magnitude, ocorrido em 19 de maio de 2012. Em março de 2013, foi divulgado relatório, que confirmou a causa dos sismos: trata-se de uma falha geológica de três quilômetros de extensão, situada a cerca 1,5 a 2 quilômetros de profundidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário