sexta-feira, 4 de abril de 2014

VLT pode sair do papel ainda este ano




A Ferrovia Centro Atlântica anunciou que deve antecipar a devolução de parte dos trechos da ferrovia à União, entre eles estão os que cortam a cidade de Montes Claros. O cronograma de desativação dos trechos concedidos à empresa deve ser anunciado no próximo mês pelo Ministério do Transporte.

Estes trechos estarão disponíveis aos municípios que poderão explorá-los em projetos de mobilidade urbana para transporte de passageiros em linhas regulares e de turismo. A Prefeitura de Montes Claros, através da Secretaria de Desenvolvimento Sustentável e Meio Ambiente, entregou ao Departamento Nacional de Infraestrutura de Transporte o projeto para a exploração dos trilhos na cidade. O projeto reitera o pedido oficial feito em 2013 para obter o direito de explorar o serviço na cidade.

A ideia é, através de uma iniciativa privada, fazer andar sobre os trilhos de Montes Claros o Veículo Leve Sobre Trens (VLT). O projeto apresentado contém, por meio de uma Parceria Público Privada (PPP), os detalhes para a construção do VLT.

O orçamento previsto para a implantação do projeto é de R$180 milhões. O recurso deve partir do BNDS por empréstimo à empresa que vencer a licitação que será feita ainda este ano. A empresa vencedora terá concessão para explorar o serviço pelo prazo de 25 anos.

O veículo irá interligar todas as regiões da cidade. As estações finais deverão ligar o Campus da UFMG, região norte da cidade, à região da ponte preta. Outro percurso ligará a região da fábrica de cimento até a ponte branca, na saída para Pirapora.

Nenhum comentário:

Postar um comentário