domingo, 10 de agosto de 2014

Atividades de conscientização deverão marcar a Semana de Combate à Leishmaniose

Entre os dias 11 e 16 de agosto a Secretaria de Saúde de Montes Claros irá realizar a “Semana Municipal de Prevenção e Controle à Leishmaniose Visceral”. 



O evento contará com diversas atividades para promover a conscientização à população quanto à doença. Neste período estão previstas atividades de exposição de estandes, palestras em escolas municipais e estaduais, passeata, dentre outros. Para isso, estará envolvida uma grande equipe de educadores e agentes de saúde.

Para a realização da “Semana Municipal de Prevenção e Controle à Leishmaniose Visceral”, a Secretaria de Saúde conta com a ajuda de vários parceiros, como as secretarias municipais de Meio Ambiente e Educação, Mercado Municipal, Shopping Popular, Restaurante Popular, Assessoria de Comunicação da Prefeitura, 7º Batalhão de Bombeiros, MCTrans, escolas da rede pública e empresas privadas.

DOENÇA - A Leishmaniose Visceral, mais conhecida como calazar, é uma zoonose, ou seja, é transmitida do animal para o ser humano. Essa doença é causada por um protozoário e transmitida pela picada de mosquitos fêmeas (Birigui/ Mosquito Palha), que possuem porte pequeno, cor clara e vivem especialmente em locais escuros, úmidos e com grande concentração de lixo.

Essa enfermidade ocorre com frequência nos animais domésticos, especialmente os cachorros, que são apenas hospedeiros da doença. O calazar não é transmitido de um cão infectado para outro sadio, nem para o homem. A contaminação só ocorre quando o homem ou animal é picado por um mosquito que esteja infectado. Os principais sintomas são: descamação da pele, atrofia muscular, falta de apetite, vômito, febre de longa duração, fraqueza, palidez entre outros. Caso não tratada adequadamente, a leishmaniose pode resultar na morte do indivíduo.

PREVENÇÃO – A prevenção da doença pode ser feita através de medidas sanitárias corriqueiras, como manter o quintal sempre limpo, para evitar a proliferação do mosquito.

Também é importante não deixar os animais soltos nas ruas e levá-los com frequência a um médico veterinário.

Nenhum comentário:

Postar um comentário