quinta-feira, 7 de agosto de 2014

Montes Claros avança na geração de emprego


Através de dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (CAGED) do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) é possível perceber o momento econômico vivido por Montes Claros comparando-o com outros municípios mineiros, usando como base informações sobre geração de empregos. Entre os 10 municípios mineiros com maior população, Montes Claros ocupou o quarto lugar, analisando-se o número de postos de trabalho criados no primeiro semestre deste ano.

É importante destacar que o CAGED é uma ferramenta que auxilia os gestores do poder público, pois retrata o mercado de trabalho individualizado por municípios, regiões e estados, utilizando dados fornecidos pelos próprios empregadores e relativos apenas aos trabalhadores formais com carteira assinada e direitos trabalhistas assegurados.

Com os 1.691 novos postos criados em Montes Claros, no primeiro semestre de 2014, a cidade ficou em quinto lugar no estado, sendo superada apenas por Belo Horizonte (4.565 novos postos), Uberlândia (3.085), Uberaba (1.705) e Ipatinga (1.694). Por outro lado, é pertinente destacar, que dos 10 municípios analisados, quatro apresentaram retração do mercado de trabalho (Contagem, -4.844 vagas; Juiz de Fora, -669; Governador Valadares, -372; e Betim, -30).

Comparando-se o número de trabalhadores admitidos no primeiro semestre de 2014 com o mesmo período do ano passado, quando havia-se alcançado um saldo de 594 vagas, é possível identificar um aumento de quase 286% na geração de postos de trabalho em Montes Claros. Entre janeiro e junho deste ano, os profissionais mais admitidos pelas empresas na cidade foram: servente de obras (1.636), vendedor de comércio varejista (1.632), embalador a mão (1.046), operador de telemarketing receptivo (1.038) e operador de telemarketing ativo e receptivo (969).

Nenhum comentário:

Postar um comentário