domingo, 28 de setembro de 2014

1º Fórum Internacional de Cooperação Técnica



Será realizado em Montes Claros, no dia 09 de outubro, no auditório da Amams, o 1º Fórum de Cooperação Técnica para destinação e tratamento de resíduos sólidos dos municípios do Norte de Minas. O evento está sendo organizado pela Prefeitura de Rivas-Vaciamadrid (Espanha), pela Empresa Municipal de Serviços Públicos Rivas Madrid, pela Prefeitura de Montes Claros e pelo Consórcio Intermunicipal para o Desenvolvimento Ambiental Sustentável do Norte de Minas (CODANORTE).

O encontro reunirá gestores da Espanha e do Norte de Minas a fim de discutir problemáticas e soluções para a correta destinação e para o tratamento de resíduos sólidos, já que o prazo para que os municípios se adequem à Política Nacional dos Resíduos Sólidos terminou no dia 02 de agosto de 2014.

Em reunião realizada na Prefeitura de Montes Claros nesta quarta-feira, 24, o presidente do Conselho Administrativo da Zennitau Investimentos, Rodrigo José Silva, esclareceu que a ideia de uma cooperação entre a cidade de Rivas-Vaciamadrid e os municípios norte-mineiros está fundamentada na experiência do município espanhol que teve um rápido desenvolvimento populacional de forma planejada e sustentável. “Rivas-Vaciamadrid foi o berço da guerra civil espanhola e foi totalmente destruída. Ela foi reconstruída de forma planejada e sustentável. Hoje, a cidade já superou o controle de emissão de gases, apresenta resultados eficientes em tratamento de água, saneamento, tratamento e destinação de resíduos”, explicou o empresário, que é brasileiro e possui cidadania espanhola. Por isso, o município de Rivas-Vaciamadrid foi convidado a fazer parte da cooperação que se efetivará mediante adesão dos municípios quem compõem o Codanorte.

Segundo o secretário de Desenvolvimento Econômico de Montes Claros, Reinaldo Landulfo, que participou da reunião, a cooperação tem como objetivo possibilitar às prefeituras do Norte de Minas, “entre outras demandas, estudos, projetos e capacitação técnica”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário