domingo, 14 de setembro de 2014

Expedição Amigos da Águas

O Norte



Encerra hoje domingo (14), a 25º Expedição Científica Amigos das Águas, que teve como objetivo avaliar a de qualidade das águas do Rio São Francisco e seus afluentes, e monitorar a poluição e dejetos de metais contaminantes que podem comprometer a qualidade da água e causar a mortandade dos peixes. A Expedição partir de Três Marias com destino a Pirapora e Buritizeiro, em percurso de 180 quilômetros de descida.

Idealizador e organizador da expedição, o empresário e ambientalista piraporense, Roberto MacDonald, explicou “que a preservação ambiental é uma preocupação constante da Expedição, mas que em 2014, a situação está dramática, e que é preciso unir esforços para que as ações de revitalização sejam intensificadas, pois o rio está muito doente”, lamentou o ambientalista.

O secretário executivo da Associação de Municípios da Bacia do Médio São Francisco (Ammesf), Adelson Toledo de Almeida, explica que a Ammesf entende o projeto da Expedição Amigos da Águas como de extrema importância para a sensibilização quanto à recuperação do rio, e para a sustentabilidade dos municípios ribeirinhos, que tem suas atividades econômicas voltadas principalmente, para o turismo, pesca, agricultura e transportes, salienta o executivo da Ammesf.

O Serviço Autônomo de Água e Esgoto (SAAE), que participa da expedição desde 2004, fez coleta de amostras de água do Rio São Francisco em Três Marias (abaixo da represa da usina hidroelétrica), na foz do rio Abaeté, na foz do rio de Janeiro e na foz do Córrego Formoso, pois estes são os principais afluentes do São Francisco. Serão analisadas serão realizadas o PH da água, OD (oxigênio dissolvido), condutividade elétrica e temperatura. Em seguida, as amostras serão encaminhadas ao laboratório do SAAE, onde serão realizadas as demais análises dos metais (ferro, alumínio, cobre, cromo, manganês, zinco, amônia, nitrito, nitrato e fósforo), explicou o biólogo e coordenador técnico do SAAE em Pirapora, Patrick Nascimento Valimm.
Além das coletas de água o SAAE faz registros fotográficos, a partir desses, é possível fazer uma comparação da situação passada e presente das matas ciliares e das margens do rio. “O magnífico Rio São Francisco é composto de seus afluentes, por isso é muito importante o monitoramento e preservação deste complexo chamado carinhosamente como Velho Chico”, diz.

Nenhum comentário:

Postar um comentário