sábado, 6 de setembro de 2014

Codanorte atua em duas políticas: Resíduos Sólidos e os Ativos da Iluminação Pública


O Consórcio Multifinalitário de Desenvolvimento Ambiental Sustentável do Norte de Minas (Codanorte) está atuando em parceria com os municípios, em duas políticas, Saneamento Básico, através da Política Nacional de Resíduos Sólidos, e no cumprimento da transferência dos Ativos da Iluminação Pública (IP) para as prefeituras, com prazo determinado pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), para dezembro de 2014.

Com relação à IP, o presidente do Codanorte e prefeito de Patis, Vinicius Versiani, explica que um município já associado ao Codanorte não precisa investir recursos e filiarem-se em outro consórcio. “O Codanorte está trabalhando em parceria com a Secretaria de Estado de Desenvolvimento Regional e Política Urbana (Sedru) e com a Companhia Energética de Minas Gerais (Cemig) para licitação das trocas de lâmpadas, serviços de extensão de rede e de atendimento de cal Center. O edital foi aprovado recentemente, pelo Tribunal de Contas do Estado de Minas Gerias, e agora os nossos esforços somam-se na condução e viabilização do edital e na transferência dos serviços com a maior eficiência e menor custo possíve, salientou o presidente da Codanorte.

Resíduos sólidos
No tocante à política de Resíduos Sólidos, Vinicius Versiani, explica que apesar de findado o prazo em 02/08. “Àqueles municípios que estão desenvolvendo atividades integradas junto aos Consórcios, como no caso do Codanorte, estão “amparados” pela Sedru e pelo Ministério Público Estadual (MPE), que reconhecem os esforços dos municípios na busca por soluções adequadas para a destinação correta dos resíduos sólidos. Com investimentos da Sedru, estamos finalizando os estudos de concepção e diagnóstico técnico dos resíduos produzidos pelos nossos municípios. O trabalho vai apontar quais os locais mais adequados para a triagem, transbordo e implantação do aterro sanitário”, explica o presidente do Codanorte.

A estimativa do governo do Estado de Minas Gerais, através da (Sedru), é de investimentos em R$ 5 milhões para que o Codanorte possa trabalhar junto aos municípios em todas as áreas do Saneamento Básico: abastecimento de água potável, o manejo de água pluvial, a coleta e tratamento de esgoto, a limpeza urbana e o manejo de resíduos sólidos.

Os municípios que integram o Codanorte são: Bocaiuva, Botumirim, Buritizeiro, Campo Azul, Capitão Enéas, Claro dos Poções, Coração de Jesus, Cristália, Engenheiro Navarro, Francisco Dumont, Francisco Sá, Glaucilândia, Grão Mogol, Guaraciama, Ibiaí, Ibiracatu, Itacambira, Japonvar, Jequitaí, Josenópolis, Juramento, Lagoa dos Patos, Lontra, Mirabela, Montes Claros, Olhos D`água, Padre Carvalho, Patis, Pirapora, Ponte Chique, São João da Lagoa, São João da Ponte, São João do Pacuí, Várzea da Palma e Varzelândia

Nenhum comentário:

Postar um comentário