segunda-feira, 1 de setembro de 2014

PRIMEIRO ENCONTRO NACIONAL E INTERNACIONAL DE DANÇAS.


O estado de Minas Gerais possui dezenas de vilarejos e pequenos municípios que preservam a prática de manifestações culturais, com festejos e danças étnicas. Por todo o país, a prática das danças folclóricas e de etnia, precisa ser incentivada entre os jovens da atualidade como meio de preservação das características culturais das diversas etnias, como a legítima expressão da cultura representando costumes, artesanato, culinária, religiosidade e a diversidade dos povos.

Sendo assim, a Fundação Cultural Marina Lorenzo Fernandez e o Fitas Grupo de Tradições Folclóricas, em parceria com a Secretaria de Cultura, Esporte e Juventude de Montes Claros, realizam durante os dias 04, 05, 06 e 07 de Setembro, o I ENCONTRO NACIONAL E INTERNACIONAL DE DANÇAS.

O encontro tem por objetivo trazer à Montes Claros delegações de outros estados do Brasil e do exterior, assim como, resgatar e divulgar as manifestações da cultura popular através das danças folclóricas e danças de etnia, proporcionar o aprendizado e reunir as manifestações artísticas do povo transmitidas de geração para geração, valorizar a cultura popular favorecendo a cooperação entre os estados, estimular o turismo no Norte de Minas junto às delegações participantes e mobilizar a comunidade local para participar do evento.

A programação consta por desfile pelas ruas centrais e pontos estratégicos da cidade, apresentações em praça pública, auditório de escolas e shows noturnos no ginásio do Colégio Marista São José.

A plateia atraída para as apresentações por sua vez, exercem o papel de consumidores, apreciadores desta arte, e se constituem de maneira indireta, um fator contribuinte para a perpetuação da prática das danças de etnia.

Acredita-se que a realização da Primeira Edição do Encontro Nacional de Danças – ENDA, se constitua em um meio eficaz de promoção e preservação das tradições culturais dos povos ao mesmo tempo em que consolida o evento. A Fundação Cultural Marina Lorenzo Fernandez e o Fitas Grupo garantem que será um grande espetáculo. Os ingressos serão distribuídos gratuitamente em três pontos da cidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário