sexta-feira, 27 de junho de 2014

Situação das maternidades de MOC

Uma audiência pública proposta pelo vereador Dr. Silveira (PTN) debateu a atual situação das maternidades nos hospitais de Montes Claros. A audiência contou com a participação de representantes dos hospitais, do Executivo e dos vereadores da casa, além do deputado estadual Carlos Pimenta.

Durante a audiência todos foram enfáticos ao ressaltar o problema de superlotação enfrentado não só por Montes Claros, mas por todas as maternidades do Brasil. O deputado Carlos Pimenta cobrou um fortalecimento das maternidades nas microrregiões, o que, de acordo com ele, desafogaria o sistema em Montes Claros.

- Sou a favor de lutarmos para que hospitais de municípios como Janaúba, Januária, Porteirinha, entre tantos da região, reativem suas maternidades e possibilitem às gestantes fazerem os partos em suas cidades. Esta é uma luta que todos temos que travar juntos – ressaltou.

O vereador Fernando Andrade (PRTB), que é presidente da Comissão de Saúde da Câmara, foi mais duro e cobrou dos municípios vizinhos um compromisso maior no repasse de recursos ao sistema de saúde de Montes Claros. O vereador ainda questionou os hospitais da cidade quanto a dados não repassados para a conclusão de um relatório feito pela Comissão de Saúde.

- Devemos saber exatamente o número de leitos disponíveis e os atendimentos que são realizados por mês. Venho pedindo aos hospitais vários dados para que possamos ter força para cobrar dos municípios vizinhos o valor justo pelos recursos que eles recebem e não repassam como deveria ser feito. Entendo que este problema é sério e acredito que esta é a hora para tomar uma atitude de mudança – disse Fernandão.

A taxa de mortalidade infantil em Montes Claros é de 14 a 15 mortes para cada 10 mil partos. A dificuldade relatada por médicos e representantes dos hospitais girou em torno do direcionamento de muitas gestantes que chegam em unidades que estão com seus leitos esgotados. A secretária municipal de saúde, Ana Paula Nascimento, ressaltou uma série de ações que o município vem adotando para reduzir o risco em trabalho de parto.

- Acredito que a ampliação no número de equipes de estratégias da família, que subiu de 66 para 103, deve ajudar e muito no acompanhamento pré-natal, reduzindo os riscos no parto. Acredito que um direcionamento deve haver por parte dos hospitais, fazendo um controle de partos e leitos disponíveis. É necessário também que os municípios vizinhos tenham suas maternidades reativadas e fortalecidas, somente assim o sistema de saúde de Montes Claros poderá ser desafogado - disse Ana Paula.

Uma reunião do Comitê de Urgência e Emergência vai ser realizada na manhã desta sexta-feira para discutir questões práticas a serem adotadas para solucionar o problema dos leitos em maternidades de Montes Claros. A reunião será realizada a partir das 9h no auditório do Hospital Universitário.

Nenhum comentário:

Postar um comentário