quinta-feira, 5 de junho de 2014

Unimontes com mais acesso à tecnologia

Anúncio feito esta semana: Mais tecnologia na educação de Montes claros
Professores das universidades do Estado de Minas Gerais (Uemg) e Estadual de Montes Claros (Unimontes) receberão do governo de Minas 2.900 tablets. Além disso, mil laboratórios virtuais  (pendcards) serão entregues às universidade estaduais e 4 mil a escolas da rede estadual de ensino. 
Os benefícios fazem parte de ações desenvolvidas pelo Programa Ciência e Tecnologia na Educação, por meio da secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Sectes) e de Educação (SEE).
Ferramentas
Uma biblioteca e estante virtual da Universidade Aberta e Integrada de Minas Gerais (Uaitec) estarão disponíveis na internet, gratuitamente, com um amplo acervo e capacidade para suportar o compartilhamento de informações por vários grupos e redes sociais. Os livros e material acadêmico possibilitarão ainda integrar vários elementos multimídias ou em arquivos no formato PDF, e-books, dentre outros, tornando, assim, um ambiente significativo para transmitir e criar informação para estudantes, provendo-os de um mecanismo efetivo e de fontes confiáveis para auxiliar no desenvolvimento das atividades educacionais.
O programa contempla, também, a criação de um repositório oficial de trabalhos e artigos acadêmicos desenvolvidos por alunos e professores. No caso específico de cursos de Ensino a Distância, oferecerá aos professores ou tutores de aprendizagem a possibilidade de ferramentas específicas para a criação de materiais educacionais não impressos, voltados para as necessidades do ambiente web, incluindo texto, gráficos, experimentos e links para outros tipos de materiais e situações em ambiente web.
Para facilitar para os tutores, salas master em rede, localizadas em Montes Claros, Frutal, Belo Horizonte e Ibirité e compostas por espaço para customização de material em Ensino a Distância, produção de conteúdos educacionais e designer instrucional serão ofertadas aos usuários.
Capacitação
Beneficiados com os tablets e pendcards, os professores da rede pública estadual que atuam no ensino básico terão cursos com conteúdos explicativos de como utilizar os laboratórios em sala. Está sendo ofertado o curso professorpontocom, que objetiva a produção de material e o oferta de cursos de capacitação profissional nas áreas de tecnologia da informação, informática e comunicação (TICs) na prática docente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário